Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Aeroporto de Congonhas

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

Aeroporto de Congonhas


O Aeroporto de São Paulo/Congonhas, que completa 80 anos em 2016, foi inaugurado em 12 de abril de 1936. É um dos maiores aeroportos do país: em 2015, recebeu mais de 19 milhões de passageiros, com uma média de 585 pousos e decolagens por dia.

História

O aeroporto de Congonhas foi construído para substituir o Campo de Marte, que na década de 1920 estava saturado e sofria com os alagamentos do rio Tietê. O local para abrigar o novo aeroporto, a Vila Congonhas, no distrito de Campo Belo, foi escolhido por ser deslocado da cidade de São Paulo, e com boas condições naturais de visibilidade e drenagem.

O nome Congonhas se refere ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1767-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822).

Mudanças

Quando foi inaugurado, o aeroporto tinha status de atração turística: pessoas se reuniam na pista para observar a decolagem e o pouso das aeronaves. A estrutura, que começou pequena, logo cresceu. Em 1943, 68 mil pessoas passaram pelo aeroporto, número que aumentou para 1,2 milhão em 1954. Em 1995, o aeroporto registrou o maior número de pousos e decolagens da América Latina.

Em 2008, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto passou a se chamar Aeroporto de São Paulo/Congonhas. Com arquitetura inspirada no art déco, o local foi tombado em 2012 como patrimônio histórico da cidade de São Paulo pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
 

Revista E Sesc São Paulo - Almanaque Paulistano maio/2016