Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para todas as tribos

Oficina de Grafitti, realizada em 2014
Oficina de Grafitti, realizada em 2014

Na música Como Nossos Pais, composta por Belchior e imortalizada pela voz de Elis Regina, há um trecho que sinaliza um perigo latente e que, por isso, o sinal está fechado para os jovens. Porém, contrariando esta pérola da MPB, o Sesc Bom Retiro dá um sinal verde e abre suas portas para este público. Seguindo as diretrizes do Sesc em São Paulo, que pretende valorizar e reconhecer o jovem, promovendo a apropriação dos espaços por eles, o Sesc Bom Retiro oferece, desde 2012, uma série de atividades pensadas e elaboradas especialmente para (e com) este público.

Segundo Eduardo Leite, educador à frente da proposta, o programa Juventudes visa propiciar experiências diferentes das enfrentadas por eles em seu cotidiano.

Para contemplar a autonomia, o desenvolvimento de noções de responsabilidade e ética e priorizar o encontro, o diálogo e a convivência, a Unidade elegeu, para o ano de 2015, trabalhar o Teatro como linguagem. Divididos em duas turmas, com dois encontros durante a semana, os jovens puderam explorar e experimentar diversas atividades baseadas nesta temática.
Através da linguagem teatral, o indivíduo vivencia um processo de autoconhecimento, de forma a aumentar (ou criar) a capacidade de interpretar e modificar o seu mundo – elementos importantes nas vivências daqueles que têm entre 13 a 19 anos. Trabalhando a autoestima, a consciência corporal, a coordenação motora, as habilidades cognitivas e outras tantas potencialidades, mostra-se um caminho para a formação do indivíduo no exercício de suas funções sociais.

E é esse caminho que o Sesc Bom Retiro constrói ao lado dos jovens frequentadores da Unidade. Para 2016, a proposta é trabalhar a alteridade e identidade, pilares importantes nas relações humanas. A ideia é trabalhar, além da linguagem teatral, outras possibilidades: junto da equipe de esporte, promover ações aprofundadas de expressão corporal; já com o grupo de Arte e Tecnologias, embrenhar na tridimensionalidade; ademais, (re)conhecer a região central de São Paulo, mais precisamente o entorno da Unidade, onde estão localizados vários pontos turísticos e culturais da nossa metrópole, através de passeios e vivências.

Para participar do Programa Juventudes, realizado gratuitamente e voltado para aqueles que têm de 13 a 19 anos, é preciso comparecer à Central de Atendimento com um documento de identificação e acompanhado de um responsável.

o que: Juventudes
onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Campos Elísios

Inscrições:

Na Central de Atendimento | (11) 3332-3600