Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dia Mundial do Diabetes: agir hoje para mudar o amanhã

Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, que já afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Agir hoje para mudar o amanhã” – é o tema de 2015 da campanha criada pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e pela OMS, que chama a atenção para a importância dos cuidados de prevenção. Afinal, atitudes cotidianas como a prática frequente de atividades físicas e a adoção de uma alimentação saudável podem reduzir consideravelmente o risco de desenvolver o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos no mundo.

Além disso, é preciso atentar ao diagnóstico da doença, já que ela pode passar despercebida durante anos. “O Diabetes é uma doença silenciosa e assintomática, muitas das vezes descoberta apenas depois de uma complicação, que pode ser um enfarte, AVC, perda da visão, falência renal, entre outros”, explica Lilian Fanny de Castilho, superintendente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD).

Obesidade, pressão alta, colesterol e histórico de casos na família estão entre fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Alguns sintomas de alerta são sede excessiva, urinar com muita frequência e fraqueza ou desânimo, mas eles nem sempre se manifestam. Por isso é importante ficar atento, monitorar a presença desses fatores e realizar testes de detecção. “Ações de conscientização, como o Dia Mundial do Diabetes, são importantes para desenvolver o autoconhecimento, o autocuidado, o diagnóstico e a prevenção, além de sensibilizar os governos e a mídia sobre os problemas da saúde”, afirma Lilian.

Ao diagnosticar e controlar o diabetes, seguindo as orientações médicas, é possível prevenir ou adiar complicações e manter a qualidade de vida.

Nos serviços oferecidos em suas unidades, o Sesc procura contribuir para a adoção de hábitos saudáveis, estimulando a prática de atividades físicas e a alimentação adequada, essenciais para a prevenção de doenças. Além disso, realiza com frequência atividades que proporcionam cuidados com a saúde em todas as idades. Um exemplo recente realizado no Sesc Florêncio de Abreu foi a Semana da Saúde, que contou com testes rápidos de glicemia e colesterol e orientação de profissionais da área. 

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, a ANAD promove em São Paulo no próximo sábado, dia 14 de novembro, uma grande campanha de detecção e orientação sobre o diabetes, com a participação de mais de 1500 profissionais voluntários. De forma gratuita, serão oferecidos à população testes de glicemia, colesterol, avaliação de atividade física, psicológica, vascular, nutricional, palestras educativas, atendimento e encaminhamento médico, entre outros serviços. Para saber mais sobre o evento, acesse o site da associação.

Diversas ações em torno da data em países do mundo todo chamam a atenção para o diabetes. Mais informações também podem ser encontradas nos sites da Sociedade Brasileira do Diabetes e da Federação Internacional do Diabetes (IDF)