Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Chácara Flora

“Pequeno paraíso”, a 12 quilômetros do Centro de São Paulo, a Chácara Flora está localizada no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul, e foi fundada pelo escocês Drury McMillan, Eduardo Guinle e Werner Sack em 1919. Nesse período, início do século 20, Santo Amaro era um município independente, situação que perdurou até 1932, quando a região foi anexada à capital. Os primeiros ocupantes do lugar eram ingleses e alemães, que trabalhavam na antiga Light. Alguns construíram casas de campo, outros resolveram se mudar para lá já na década de 1920.

Mesmo com mais de 90 anos de vida, a Chácara Flora reserva uma preciosidade. Ela conserva quase 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica e alguns animais, vistos comumente em meio às residências, como o sirigui marsupial, espécie de sagui, e o saruê, que se assemelha ao gambá. Além deles, há diversos pássaros nas árvores centenárias espalhadas pelo local, que atualmente abrigam cerca de 170 famílias.



VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Museu das invenções

Inaugurado em 1996, o Museu das Invenções tem o objetivo de mostrar aos estudantes o quanto a ciência pode ser divertida. Com acervo variado, ele possui invenções de “Einsteins brasileiros”, ou seja, produtos com fundamento científico e utilidade prática no dia a dia. O local possui um acervo, em permanente exposição, de mais de 500 invenções, todas curiosas e algumas até um tanto malucas. Podem ser vistos um piano dobrável, uma máquina que promete gelar garrafas em sete segundos, um controlador e monitorador de consumo de água, uma churrasqueira descartável, um modelo de caixa de pizza que depois pode se transformar em um brinquedo e – aí fica a piada – um pente para carecas.

Segundo a assessoria, o museu recebe mais de 2 mil visitantes por mês, entre escolas e visitas espontâneas de crianças e adultos. “O Museu prova que a criatividade não tem limites e que qualquer pessoa pode tornar-se um inventor, basta imaginar, a imaginação não tem limites”, afirma o criador do local e presidente da Associação Nacional dos Inventores (ANI), Carlos Mazzei.

O museu está localizado na sede da ANI, na rua Dr. Homem de Mello, 1109, em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. O horário é de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Grupos com mais de cinco pessoas devem agendar visita pelo (11) 3873 3211 ou pelo site www.inventores.com.br. O ingresso custa R$ 10 – estudantes pagam meia e crianças menores de dois anos e adultos acima de 65 anos não pagam. O site do museu é www.museudasinvencoes.com.br.