Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Repercussão na América Latina

O Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, realizado pelo Sesc São Paulo de 2 a 11 de setembro, colocou o Brasil como protagonista cultural na América Latina. Pelo menos é o que diz a imprensa dos países latinos, em especial a argentina. Enquanto o jornal portenho Clarín comemorou o que chamou de um “reconhecimento ao teatro de Buenos Aires”, em sua edição do dia 2, o diário Ámbito Financeiro do dia 6 definiu o evento como “fastuoso” [prodigioso].

Apoiado pela prefeitura de Santos, pelo Ministério da Cultura de Buenos Aires, além de outras instituições, o Mirada voltou às páginas do Ámbito Financeiro em sua edição do dia 8, que afirmou que o Brasil fez “empalidecer seus vizinhos”, ao passo que o Clarín retomou o assunto, também no dia 8, dando a capa de seu caderno de espetáculos ao evento.

No mesmo dia, referindo-se ao Sesc, o La Nación ressaltou o modo como “uma organização do empresariado brasileiro se transformou em um motor do movimento cultural” e, no dia 9, reservou mais páginas ao festival, desta vez exclusivamente aos espetáculos da programação, chamando a atenção de que "para além do artístico, o Mirada é um evento político que reafirma a indiscutível liderança do Brasil na região".


Clássico novo

O Sesc Consolação apresentou, nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, a adaptação da Companhia Le Plat du Jour para o clássico dos irmãos Grimm Os Três Porquinhos. Na montagem, a história começa com a divertida dupla Pipo e Pepe, donos de um açougue bem diferente – que vende carne de bicicleta, de martelo e de óculos –, até o dia em que tudo muda, pois eles recebem uma encomenda de carne de porco.


Curtas no CineSesc

Realizado pela Associação Cultural Kinoforum em parceria com o Sesc São Paulo, o Festival Internacional de Curtas--Metragens de São Paulo, em sua 21ª edição, teve novamente o CineSesc como uma das salas exibidoras das tendências da produção mundial do formato. A programação foi de 19 a 27 de agosto.


União de opostos

A delicadeza solene do balé ao lado da graça de uma boa palhaçada? É isso o que tenta unir o espetáculo A Bailarina e a Palhaça – É hoje que eu danço, apresentado no dia 29 de agosto, no Sesc Interlagos. A montagem é da Cia. Aluminar e traz as atrizes Renata Volpato, com o narigão vermelho, e Paty Jaya na ponta dos pés.


Pelas paredes

Composição entre dança, música, desenho e poesia, o espetáculo Estudo para Lesma, cartaz do Sesc Ipiranga nos dias 20 e 21 de agosto, propõe uma investigação sobre as possibilidades de apoio do corpo em uma superfície vertical. Em cena, a dançarina Carla Trigo, apoiada por uma barra de ferro, desloca-se pela parede estudando movimentos inspirados no molusco que dá nome ao trabalho. A coreografia faz parte do repertório da Sua Cia., da Bahia, e fez parte do Festival Sesc Palco Giratório 2010.


“Na literatura e também no teatro, sou eu e mais nada. Isso é maravilhoso, e também assustador. É um risco, um mergulho, uma aventura”

A escritora Patrícia Melo ao site Portal da Literatura (www.portaldaliteratura.com). A romancista e também dramaturga e roteirista de cinema participou do projeto Sempre Um Papo, do Sesc Vila Mariana, no dia 2 de setembro.


Beuys no Brasil

O Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil trazem para São Paulo a maior retrospectiva já dedicada à obra do artista alemão Joseph Beuys, um dos mais importantes do século 20. A exposição Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós, em cartaz na unidade Pompeia até 28 de novembro, reúne 250 obras criadas entre 1964 e 1986. São cartazes e vídeos que registram performances históricas, além de uma série de documentários sobre o artista. A curadoria é do especialista Antonio d’Avossa, da Academia de Arte de Milão.


Viagem sonora

O Sesc Santana apresentou, como parte do projeto Instrumental Santana, show do álbum Auto Hipnose, o segundo da banda Kaoll em parceria com o guitarrista Lanny Gordin. No palco, os músicos Bruno Moscatiello (guitarra), Dokter Leo (bateria), Carlos Fharia (contrabaixo), Tiago Mineiro (piano/teclados) e Yuri Garfunkel (flauta transversal) apresentaram, ao lado de Gordin, o som com fortes influências do rock progressivo e psicodélico dos anos de 1970, numa mistura com o jazz contemporâneo.


Hamlet gráfico

O espetáculo de dança--teatro Banksy Bang, inspirado na obra do artista plástico britânico Banksy e nos textos de Hamlet, do também inglês William Shakespeare, e Hamlet-machine, do dramaturgo alemão Heiner Müller, foi um dos destaques da programação do Sesc Pinheiros, de 10 de agosto a 8 de setembro. Em cena, os personagens Hamlet, Ofélia e Horácio, em situações tiradas dos textos dos dramaturgos, dividem espaço com os estênceis de Banksy.


CPT na Zona Sul

O espetáculo Lamartine Babo, do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), do diretor Antunes Filho, foi apresentado, nos dias 20 e 31 de agosto, no Espaço dos Coletores de Cultura, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. A atividade foi promovida pela unidade do Sesc na região, em parceria com a Associação Paideia de Teatro, como parte do projeto CPT Sesc Consolação em Santo Amaro.


Aniversário animado

A Cia. Trucks Teatro de Bonecos comemorou seus 20 anos com uma mostra de repertório realizada no Sesc Santo André durante o mês de agosto. Com direção de Henrique Sitchin, a companhia apresentou, no dia 22, Senhor dos Sonhos, e, no dia 29, Gigante. No elenco, Camila Prietto, Aguinaldo Rodrigues, Kely De Castro, Helder Parra e Camila Oliveira.


Mestres franceses

Com o objetivo de apresentar ao público a primeira safra da chamada nouvelle vague, vertente da produção cinematográfica francesa do final dos anos de 1960, o Sesc Santos rea-lizou, em agosto, a mostra 1959 – O Ano Mágico do Cinema Francês. Entre os destaques, Acossado, de Jean-Luc Godard (14 e 25), e Os Incompreendidos (18 e 28), de François Truffaut.



“Muitas bandas pop e da nova MPB carregam nosso estilo [do Clube da Esquina] de ‘fazer canção’. Isto é gratificante, pois nos dá a sensação de que não fizemos um trabalho voltado apenas para aquele momento”

O músico e compositor Lô Borges ao portal do ?jornal Notícia da Manhã (www.noticiadamanha.com.br), de Catanduva. O artista se apresentou, no dia 21 de agosto no Sesc Osasco.