Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

Vai longe o tempo registrado nos romances de Cornélio Pires, onde o interior brasileiro se assemelhava apenas a uma pracinha e poucos habitantes em torno de uma conversa tranquila. No caso de algumas dezenas de cidades paulistas, o cenário é completamente outro. Seja pela constituição de polos de tecnologia, seja pela abertura de universidades, aquele chafariz de outrora agora é uma bela recordação.

E o ambiente cultural é o que pode melhor atestar tais mudanças. São muitos os eventos de alta qualidade artística que hoje ocupam não apenas aquelas praças como também teatros e outros espaços, sempre com grandes plateias. A agenda cultural do interior, nos últimos anos, motivada por vários fatores, é extremamente representativa e não precisa mais se acanhar diante das atrações da capital.

Em Entrevista, o tradutor, professor e ensaísta Boris Schnaiderman fala de como verteu para o português alguns clássicos russos, como o poeta Maiakovski, e comenta a forte recepção de autores como Tolstói e Dostoiévski junto ao público brasileiro.

O Em Pauta discute o tempo de brincar infantil em artigos exclusivos de Maria Stela Santos Graciani, coordenadora do curso de Pedagogia e do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, e da psicóloga Maria Helena Masquetti, do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

A professora e escritora Lucia Leão está em Encontros, onde fala sobre as questões ligadas à comunicação contemporânea. Em Depoimentos, o escritor Pedro Bandeira aborda a literatura infantil.

Almanaque Paulistano registra a Chácara Flora e Vistas Contemporâneas mostra o Museu das Invenções.
Entre as reportagens, o perfil do compositor e intérprete Itamar Assumpção, as coreografias criadas para o público infantil e a exposição Energia.

O Amolador de Facas, de Santiago Nazarian, está em Inéditos. No Em Cartaz a programação de outubro do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo