Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Conhecimento eletrizante

Exposição aborda as diferentes formas de energia ?no planeta e as suas relações com os seres humanos

A energia está presente em todo lugar: no sol, no vento, nos alimentos, na natureza. Originada de fontes renováveis ou não renováveis, é motor para a vida, o equilíbrio e o bem-estar da espécie humana. Quanto mais necessária para a civilização, mais importante se torna a preservação de suas fontes naturais e seu uso ordenado no dia a dia pelas pessoas dos mais diversos locais. No entanto, mesmo em época de conscientização ambiental, a energia e os modos de obtê-la e transformá-la ganham o centro das discussões em situações pontuais – quando, por exemplo, um “apagão” surpreende – ou de catástrofe, como o recente megavazamento de petróleo no Golfo do México. Para evitar situações como essas e garantir a sobrevivência do planeta, estudá-la e perceber o quanto estamos relacionados a ela é algo urgente.

É justamente esse o cerne das propostas da exposição Energia, aberta no dia 17 deste mês e que permanece em cartaz até 11 de setembro de 2011, na unidade Itaquera do Sesc São Paulo. Por meio de uma apresentação lúdica e interativa, cada visitante vai conhecer o universo da energia e saber como ela está diretamente ligada ao desenvolvimento da humanidade ao longo da história.

“O objetivo da exposição está em discutir o uso social da energia sob o ponto de vista ambiental e cultural da sociedade”, destaca a assistente da Gerência de Programas Socioeducativos (Gepse) do Sesc São Paulo, Denise Baena Segura. “As diferentes fontes de energia existentes, sua presença no cotidiano e o valor econômico associado a esse bem natural são alguns dos focos da mostra, cuja abordagem busca despertar nos visitantes o prazer e a curiosidade em querer saber em que mundo vivemos e quais são os efeitos das nossas escolhas.”

A partir de um propósito educativo da instituição, a mostra vai apresentar elementos reais e simbólicos que demonstram o quanto impactamos e somos impactados pelas formas de produção e consumo de energia - no planeta e na cidade onde moramos.

Voltada a públicos de todas as idades, a exposição ocupa um amplo espaço cenográfico, construído com conceitos arquitetônicos, materiais e meios tecnológicos que ensinam, por exemplo, a reduzir impactos ambientais. “O Sesc realiza esse projeto com a intenção de promover a reflexão das pessoas sobre a importância de cada um de nós se sentir comprometido e responsável pela formulação de novos modos de vida, em que o princípio da sustentabilidade é vital”, enfatiza Denise.

“Considerando que a energia é estratégica para nossa vida atual, conhecer as mais diversas maneiras de obtê-la, de armazená-la, de produzi-la é um saber fundamental para a formação de uma postura crítica e consciente das nossas possibilidades e dos nossos limites.”

Pensar o futuro

A estrutura expositiva convida o público a refletir sobre a energia com foco na ciência, história, economia, política, entre outros conceitos preparados ao longo dos espaços (veja parte da programação da mostra no boxe Universo Energético). Tanto que até os costumes mais comuns, como tomar banho, acender a luz e desligar a TV, ganham destaque na mostra – já que eles estão associados aos principais destinos dos recursos naturais do planeta. “A exposição, no entanto, fala da energia como um todo e extrapola a mais comum que é a elétrica, aludindo a outras que envolvem o Sol, o corpo humano e as maneiras diferentes de transformação da energia”, sintetiza o técnico do Sesc Itaquera, Luis Claudio Tocchio, o Kao. “Todos os temas abordados buscam garantir formas de pensar o futuro.”

Na mostra, a megalópole de São Paulo, onde se concentra uma infinidade desoluções e problemas por causa da sua infraestrutura, passa a ser vista como um organismo vivo capaz de consumir uma quantidade incrível de energia.

A exposição tem como finalidade proporcionar mudanças positivas que estimulem o visitante a construir um mundo melhor para viver. “O desafio é trabalhar com esses temas e explorar os tipos de escolha que fazemos no dia a dia”, explica o técnico. “Procuramos oferecê-los de forma educativa, que indague no final: ‘Que planeta deixaremos para os nossos filhos e que filhos deixaremos para o nosso planeta?’.”

Universo Energético

Acompanhe parte dos temas e conceitos a serem apresentados na exposição Energia, no Sesc Itaquera


O Sol: formação do calor e da luz do Sol, a viagem da luz, a distribuição da luz na Terra, efeitos da energia solar.
Energia e vida: fotossíntese na terra e na água, equilíbrio da temperatura, radiação infravermelha, pirâmide alimentar.

Energia do mundo fóssil: a origem, a estrutura e a importância do carvão como na Revolução Industrial; a origem do petróleo e do gás natural.
Energia elétrica: controle e uso da energia, dínamo, motor elétrico, gerador de Van Der Graaf, raios, ondas eletromagnéticas, o mundo digital.

Energia nuclear: estrutura do átomo, teoria de Lavoisier, teoria de Einstein (E=mc²), reator nuclear, lixo radioativo.

Fontes renováveis de energia: biomassa (biocombustíveis, lixo orgânico, lenha e carvão), aquecimento solar, hidrelétrica, eólica, marés.

Linha do tempo: invenções e descobertas da humanidade ao longo do tempo, entre elas o fogo, a roda, a revolução agrícola, os moinhos, combustíveis fósseis.

Cultura do consumo: sociedade do consumo, pegada ecológica, reciclagem, ciclo de vida dos materiais