Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


Os melhores da cultura
 
O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda (na foto, com Augusto Rodrigue, da CPFL Energia), foi escolhido Personalidade Cultural do Ano pelo Prêmio Bravo! de Cultura, em sua quinta edição. A cerimônia aconteceu no dia 26 de outubro, na Sala São Paulo, região central da capital. Também foram premiados o artista plástico Nuno Ramos, como Melhor Exposição Individual, por Mar Morto; o músico e escritor Chico Buarque, pela autoria de Leite Derramado (Companhia das Letras, 2009), escolhido como Melhor Livro; a cantora Fernanda Takai, como Melhor Show por Luz Negra; e o ator Selton Mello, na categoria Artista Prime do Ano, por meio de votação popular.
 


O corpo fala
 
O Sesc Pompeia realizou, de 26 de setembro a 18 de outubro, a quarta edição do projeto CorpoInstalação, evento anual que reúne performers, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos e pesquisadores cujo foco do trabalho é o corpo. A edição de 2009 do evento apresentou instalações, vídeos, colagens e performances, ampliando a proposta inicial da unidade de mostrar o trânsito possível de artistas entre diferentes linguagens e o uso da tecnologia nos trabalhos. Na foto, Transferência, de Michel Groisman.


Cinema chileno

O filme do cineasta chileno Miguel Littin teve pré-estreia especial, no dia 3 outubro, no CineSesc, marcando o encerramento do ?II Congresso de Cultura Ibero-Americana, realizado, desde 30 de setembro, no Sesc Vila Mariana. O evento, uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e o Sesc São Paulo, discutiu ações conjuntas entre 22 países da América Latina e da Península Ibérica para o desenvolvimento de políticas culturais. Na solenidade de abertura do Congresso, no dia 30, estiveram presentes o Ministro da Cultura do Brasil Juca Ferreira; da Espanha Ángeles González-Sinde, o secretário-adjunto de Estado da Cultura de São Paulo Ronaldo Bianchi, o Secretário de Cultura da cidade de São Paulo Carlos Augusto Calil, o secretário geral da Segib Enrique V. Iglesias e o diretor em exercício do Sesc São Paulo Luiz Deoclécio Massaro Galina.


Outubro curioso

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, o Sesc Interlagos realizou um projeto especial para a garotada. Foi o Criança Sabe Tudo!, que envolveu atividades de teatro, música, dança, cinema e oficinas. O objetivo era investigar o porquê das coisas, bem ao estilo das crianças: por meio de perguntas. Entre os destaques da programação, oficinas de jogos de tabuleiro de diversos lugares do mundo e o espetáculo Brinquedos e Inventos para Dançar, com a Cia. Confraria da Dança, que convidou os pequenos para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras.


Comer bem

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, serviu como mote para a realização de uma série de atividades, nas unidades do Sesc, cujo tema foi A Produção e o Consumo de Verduras, Legumes e Frutas. Fizeram parte da programação, as oficinas Culinária Saudável, no dia 12, na unidade Ipiranga; Alimento Orgânico: O Que É, Onde Procurar e Como Produzir?, no 16, no Pinheiros; e Sabores Orgânicos, no dia 18, no Interlagos.

Biblioteca viva

Do dia 20 a 22 de outubro, o Sesc São Paulo realizou a segunda edição do projeto Literatura Plural, desta vez na Biblioteca Monteiro Lobato, no município de Osasco. O evento discutiu a literatura digital e como ela se desenvolve. Participaram do encontro escritores como Heloisa Buarque de Hollanda, Marcelino Freire e Luiz Ruffato. Além dos debates, o público pôde ver uma performance com o ator Eric Nowinski. Até o final de outubro, está em cartaz no mesmo local a exposição Olhares sobre a Literatura.

 


“Eu tinha medo de cantar. ‘Microfonefobia’ total”
 
Fernando Catatau, vocalista da banda Cidadão Instigado, em entrevista ao site da Revista Trip. O grupo fez show no Sesc Pompeia, no dia 10 de outubro


Felizes para sempre?
 
O universo de fábulas dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm é o tema da exposição Quem Quiser que Conte Outra, em cartaz no Sesc Santana de 14 de outubro até 28 de fevereiro de 2010. Conhecida como Irmãos Grimm, a dupla é autora de histórias como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel – originalmente muito mais soturnas do que os desenhos animados sugerem. A mostra se estende por diversos locais da unidade.

 


Ondas para todos
 
De 20 a 25 de outubro, o Sesc Santos organizou a I Mostra de Surf e Inclusão Social, composta de painéis sobre o desenvolvimento de pranchas para portadores de deficiência visual. Na exposição, foi possível conhecer as principais diferenças entre o equipamento convencional e o adaptado, como as ondulações para o suporte dos pés, os frisos em alto relevo e as bordas para o posicionamento das mãos, que facilitam a percepção do tato; e os guisos no bico e na parte traseira, que possibilitam o manejo com a ajuda da audição.


História da música
 
Dois concertos, realizados nos dias 21 e 22 de outubro, no Teatro Sesc Anchieta, na unidade Consolação, contaram os 300 anos de história do piano. O primeiro trouxe ao palco a musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte com a noite Do Cravo ao Piano; e, no dia seguinte, foi a vez do pianista Eduardo Monteiro tocar peças de piano clássico. Outras duas apresentações estão previstas também para outubro: O Piano Romântico, com Maria José (foto) e Antônio Carlos Carrasqueira, no dia 28; e O Piano Hoje, com André Mehmari, no dia 29. A programação deve ser lançada em DVD pelo Selo Sesc.


Cena aberta
 
O Sesc Pompeia apresentou, de 22 a 25 de outubro, o novo espetáculo dos mineiros do grupo Galpão: Till, A Saga de Um Herói Torto. Com montagem, adaptada do texto Till Eulenspiegel, de Luís Alberto de Abreu, a companhia volta às suas origens do teatro de rua, montando a peça sempre a céu aberto – no caso da unidade, as apresentações foram no deck. Estão previstas também apresentações, no dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Parque da Independência do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como Museu do Ipiranga.



Janela para o mundo

O Sesc São Paulo, por meio da unidade Santo Amaro, foi um dos realizadores do III Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, organizado pela Cia. Paideia, de 2 a 8 de outubro. O evento reuniu trabalhos da Alemanha, Suíça, Bélgica e Brasil. Foram apresentados espetáculos na sede da companhia, localizada no bairro do Alto da Boa Vista, e no Centro Cultural Monte Azul, no Jardim Monte Azul, ambos na Zona Sul. O festival contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Caixa Econômica Federal, do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, do Instituto Goethe, da Associação Beneficente Tobias e da Associação Mahle.


“Eu não acredito na arte pela arte somente, eu acho que ela tem que ser transformadora em algum momento”
 
Carlos Careqa em entrevista ao site Radar Cultura. O músico se apresentou no Sesc Santana, em 10 de outubro