Postado em
P.S.
Livro, amigo fiel!
por Oscar Rodrigues Filho
O livro é um companheiro fiel, um amigo para todas as horas. Com ele estabelecemos uma relação de intimidade e cumplicidade. É por meio da leitura que desenvolvemos nossa capacidade de concentração, imaginação e abstração. Podemos viajar e fantasiar situações e imagens. A leitura é um exercício de reflexão, de indagação, de interpretação, de captação de símbolos e informações, e representa um papel essencial no processo de construção do conhecimento e de aprimoramento cultural do indivíduo.
Por isso é muito importante desenvolvermos, desde a infância, o prazer e o hábito da leitura. Nós, pais e educadores, temos a responsabilidade de cultivar essa prática nas crianças, promovendo a sua inclusão social e cultural.
Atualmente, identificamos várias iniciativas bem sucedidas de escolas, empresas, organizações não governamentais e do poder público, que investem em programas de promoção de uma cultura de leitura. Porém, ainda observamos significativa parcela da população, principalmente em regiões periféricas das cidades, sem acesso a um livro.
O Sesc, com o compromisso de atuar com vistas ao desenvolvimento integral dos indivíduos, há muitos anos realiza diversas ações de incentivo à leitura: acesso a bibliotecas e salas de leitura, edições de livros, realização de encontros com escritores, sessões de contação de histórias, oficinas literárias, saraus e exposições que, sob a perspectiva de educação permanente e não formal, têm o objetivo de fomentar o hábito de ler.
Em outubro, o Sesc São Paulo lançou o BiblioSesc, projeto criado em 2005 pelo departamento nacional da instituição e que visa integrar e ampliar as ações já realizadas, ao estimular a leitura, facilitar o acesso ao livro e formar novos leitores. Na cidade de São Paulo, duas unidades, Itaquera e Interlagos, começaram a atuar em comunidades das regiões leste e sul, em parceria com instituições sociais, oferecendo caminhões-biblioteca que contam com um acervo inicial de mais de 3.500 livros, entre obras de ficção da literatura brasileira e mundial, livros infanto-juvenis, didáticos – voltados à para pesquisa escolar –, quadrinhos, revistas e jornais, para consulta e empréstimo gratuitos.
Desde o lançamento do “piloto” do programa, que aconteceu no dia 16 de outubro, observamos um resultado bastante positivo nos bairros atendidos. As comunidades apropriaram-se dos caminhões incorporando-os ao seu dia a dia. No dia estabelecido para o atendimento da comunidade, há grande expectativa e movimentação em torno da presença do BiblioSesc, transformando o local em um ponto de encontro e de troca de experiências entre crianças, famílias, educadores e interessados. Além do empréstimo de livros, são realizadas atividades que exploram o universo literário: oficinas, rodas de cantigas e brincadeiras, intervenções poéticas, apresentações líteromusicais, atividades interativas com escritores e contação de histórias.
Outra demonstração do poder transformador exercido pelo projeto é a sua contribuição nas relações humanas.
Recebemos declarações de pais que relatam as mudanças de atitude ocorridas em casa, depois que as crianças começaram a ter acesso aos livros. Para compartilhar o conteúdo de um livro, os pais reúnem os filhos e assumem o papel de contadores de histórias, o que fortaleceu as relações familiares, tornando-as mais saudáveis.
Com esse resultado, já notado desde o início do projeto, podemos afirmar que o BiblioSesc se constitui em mais uma ação, mais um espaço, que promove o desenvolvimento educativo, cultural e social do cidadão.