Postado em
Da Redação
Da Redação
Com as novas tecnologias, verifica-se que nosso tempo cada vez mais é ocupado pelas imagens. Pequenas câmeras, aparelhos digitais, celulares inteligentes, entre outros equipamentos, colaboram para tornar esta uma das épocas mais registradas da humanidade. E o fenômeno deve se aprofundar, ao tornar cada cidadão um produtor e captador de registros. O processo resulta numa multifacetada e rica visão da nossa realidade contemporânea, tendo como ponto de partida o barateamento e facilidade de realização de trabalhos criativos e de baixo orçamento. Com a convergência de mídias, principalmente na junção entre televisão e internet agindo em parceria, atinge-se um público maior e democratiza-se o acesso, ao se veicular uma variada produção de curtas-metragens.
Em Entrevista, o compositor, cantor e dançarino Antonio Nóbrega faz um balanço da cultura popular brasileira, principalmente a nordestina, diante de eventos como a globalização e a indústria de massa.
Em Encontros, Ugo Giorgetti, diretor de Boleiros e Festa, fala do cinema brasileiro e de sua produção recente. No Depoimento, a cenógrafa e ilustradora italiana Coca Frigerio.
O Almanaque Paulistano conta a história da Capela de São Miguel Paulista e Vistas Contemporâneas registra a Exposição Bom Retiro, Uma Costura de Povos no Museu de Energia de São Paulo.
Os professores e críticos Wagner Pinheiro Pereira e Luciano Ramos discutem no Em Pauta a qualidade do roteiro de cinema brasileiro.
Entre as reportagens, um perfil do compositor Heitor Villa-Lobos, no cinquentenário de sua morte, as traduções de livros no Brasil e a mostra de Turismo Social do Sesc.
Um presente de Natal, da premiada escritora Adriana Lisboa, está em Ficção Inédita.
No Em Cartaz as atividades de dezembro do Sesc São Paulo.
Diretor Regional do Sesc São Paulo