Retalhos de felicidade
Durante o mês de outubro, o projeto Da Possibilidade da Alegria no Mundo, que reuniu cinco dramaturgos de diferentes países, incluindo o Brasil, ocupou a Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista. Cada um dos diretores criou uma peça de até 20 minutos sobre um momento de celebração da própria cultura. Juntos, os trabalhos compuseram o espetáculo que estreou no dia 30. Fizeram parte da proposta o português Abel Neves, com A Mãe e o Urso; o francês Joel Pommerat, com Pôles; a uruguaia Mariana Pecovitch, com Uruguay For Export; e o iraniano Naghmeh Samini, com Kisses in the Darkness, além do brasileiro Newton Moreno, com Terra do Meio (foto). A peça deve ficar em cartaz até o dia 20 de dezembro.
A voz do poeta
Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, o Sesc Ipiranga realizou, de 6 a 25 de novembro, uma programação especial voltada à obra do poeta, dramaturgo e ator Solano Trindade, considerado precursor no debate sobre o preconceito racial no país. O evento Solano Trindade, Poeta do Povo incluiu shows musicais, espetáculos de dança, saraus, exibição de filmes em que o poeta participou como ator, bate-papos, uma exposição e contação de histórias.
Amor e morte
O espetáculo Sonho de Outono, do diretor Emílio de Mello, estreou no dia 6 de novembro, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Na peça, um homem e uma mulher, ex-amantes que há muito não se viam, reencontram-se e retomam o romance. O homem abandona a esposa e o filho para viver com a amante, cortando os laços familiares, até o dia em que, em um funeral, ele revê sua então ex-mulher. A temporada segue até 6 de dezembro.
Na ponta dos pés
O Sesc São Paulo promoveu, em Osasco, no dia 16 de novembro, a apresentação de três coreografias do repertório da Cisne Negro Cia. de Dança. Cherché, Trouvé, Perdú (em francês, procurado, encontrado, perdido), 1,2... 7 e Revoada – que reúne duas peças do compositor russo Ígor Stravinski, “ambas com o conceito de fogo”, conforme explica a ?coreógrafa Gigi Caciuleanu. São elas Firebird (Pássaro de Fogo) e Fireworks (Fogos de ?Artifício). O espetáculo foi realizado no Teatro Municipal de Osasco e as coreografias ?1, 2... 7 e Revoada receberam o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo.
Colaboração na rede
O Sesc Pompeia apresentou, durante o mês de novembro, o evento Wikimedia Brasil – Mutirões Pelo Conhecimento Livre, uma programação que ofereceu oficinas sobre sites colaborativos na internet e dois encontros – que receberam o nome de “desconferência” –, onde foram discutidos os princípios da enciclopédia eletrônica Wikipedia, criada e mantida pelos próprios internautas. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Fundação Wikimedia, que gerencia o endereço e seu conteúdo.
“A palavra para mim é muito importante em termos musicais. Um poema, um filme, são coisas que detonam ideias musicais muito mais que a música propriamente dita”
João Bosco em entrevista à Revista E. O cantor e compositor fez show no Sesc Itaquera, no dia 25 de outubro.
Conexões com a dança
O Sesc São Paulo realizou, na unidade Santos, a 6ª Bienal Sesc de Dança, de 1º a 8 de novembro. Espetáculos, performances e instalações reuniram, na unidade e em diversos espaços públicos pela cidade, cerca de 400 artistas, produtores e técnicos de dança. O tema da edição de 2009 do evento foi Conexões. “Não poderia ser mais adequado esse tema para a 6ª Bienal Sesc de Dança”, afirmou o diretor regional da instituição, Danilo Santos de Miranda. “Uma das programações que encerram o Ano da França no Brasil, a Bienal envolve diversos profissionais da dança com debates, espetáculos e oficinas em que a dança contemporânea está em evidência para ser contemplada, discutida e revelada.”
Comunicação e inclusão
Realizado de 27 a 29 de outubro, no Sesc Vila Mariana, o Seminário Internacional Comunicação & Exclusão apresentou um panorama da produção, circulação, acesso e acessibilidade da comunicação e da informação para pessoas portadoras de deficiência. O evento reuniu especialistas, além de representantes dos meios de comunicação e de instituições que atuam em defesa dos direitos do portador de deficiência.
Música erudita francesa
O Sesc Carmo realizou, no dia 27 de outubro, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, centro de São Paulo, um recital de alaúde com o músico e mestre em musicologia Guilherme Camargo (foto). No repertório, exclusivamente músicas francesas, como Prelude e Une Bergerotte, de Pierre Attaingnant; Bourrée e Les Pantalons, de Nicolas Vallet; e Branle Gay, de Jean Baptiste Besard.
Segurança alimentar
O Sesc São Paulo realizou, nos dias 28 e 29 de outubro, na unidade Bauru, o seminário Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu especialistas como Frei Betto, a socióloga Anna Maria de Castro (da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, e a secretária do Bem-Estar Social do município de São Paulo (Sebes), Darlene Têndolo. O objetivo da iniciativa, parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação (16/10), foi estimular a reflexão sobre a segurança alimentar no Brasil e no mundo.
“Metade de mim sou eu. A outra metade é Carnaval”
Thobias da Vai Vai em entrevista ao jornal online Carreira & Sucesso. O músico se apresentou no Sesc Ipiranga, no dia 23 de outubro
Errata: Diferentemente do que foi publicado na matéria No meio do caminho tinha um livro, capa da edição de novembro, a Biblioteca Comunitária Prestes Maia foi desativada, juntamente com a ocupação de mesmo nome. O vídeo Um Abrigo Entre os Livros, também citado no texto e que conta a história da iniciativa, tem roteiro de Dolores Prades e não de Fabio Weintraub. E o projeto Bicicloteca recebeu o apoio do programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e não do Viva Leitura.