Postado em 02/12/2009
Da Redação
Com as novas tecnologias, verifica-se que nosso tempo cada vez mais é ocupado pelas imagens. Pequenas câmeras, aparelhos digitais, celulares inteligentes, entre outros equipamentos, colaboram para tornar esta uma das épocas mais registradas da humanidade. E o fenômeno deve se aprofundar, ao tornar cada cidadão um produtor e captador de registros. O processo resulta numa multifacetada e rica visão da nossa realidade contemporânea, tendo como ponto de partida o barateamento e facilidade de realização de trabalhos criativos e de baixo orçamento. Com a convergência de mídias, principalmente na junção entre televisão e internet agindo em parceria, atinge-se um público maior e democratiza-se o acesso, ao se veicular uma variada produção de curtas-metragens.
Em Entrevista, o compositor, cantor e dançarino Antonio Nóbrega faz um balanço da cultura popular brasileira, principalmente a nordestina, diante de eventos como a globalização e a indústria de massa.
Em Encontros, Ugo Giorgetti, diretor de Boleiros e Festa, fala do cinema brasileiro e de sua produção recente. No Depoimento, a cenógrafa e ilustradora italiana Coca Frigerio.
O Almanaque Paulistano conta a história da Capela de São Miguel Paulista e Vistas Contemporâneas registra a Exposição Bom Retiro, Uma Costura de Povos no Museu de Energia de São Paulo.
Os professores e críticos Wagner Pinheiro Pereira e Luciano Ramos discutem no Em Pauta a qualidade do roteiro de cinema brasileiro.
Entre as reportagens, um perfil do compositor Heitor Villa-Lobos, no cinquentenário de sua morte, as traduções de livros no Brasil e a mostra de Turismo Social do Sesc.
Um presente de Natal, da premiada escritora Adriana Lisboa, está em Ficção Inédita.
No Em Cartaz as atividades de dezembro do Sesc São Paulo.