Postado em
Dossiê

Direitos humanos e arte
Na sua segunda edição, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul aconteceu em oito cidades brasileiras. Na capital paulista, o projeto teve parceria do governo federal, Cinemateca Brasileira e Sesc São Paulo. Entre 8 e 12 de dezembro, o CineSesc abrigou exibições de cerca de 30 filmes sul-americanos em um panorama que teve a curadoria de Giba Assis Brasil. Também foram realizados debates sobre os direitos humanos na América do Sul.
Em discussão, a capoeira
Nos dias 7 e 8 de dezembro o Sesc Ipiranga recebeu o encontro Educação Vivencial: Capoeira, um Veículo Educacional, que promove uma reflexão sobre a contribuição dessa arte marcial na educação de crianças e jovens. Fizeram parte da programação palestras, vivências e a cerimônia de graduação dos alunos do curso de capoeira na unidade.

Sesc rock'n'roll
A banda gaúcha Cachorro Grande se apresentou nos dias 6 e 7 de dezembro no Sesc Pompéia, como parte da turnê de lançamento do novo CD, Todos os Tempos. O grupo, formado em 1999, busca inspiração no rock dos anos 60 e 70 para compor suas músicas. Os gaúchos, que vêm ganhando destaque no cenário musical nacional, levaram o prêmio de melhor show no VMB 2007, premiação anual da MTV brasileira.
Foto: Priscilla Prade/Divulgação

Vida no armário
O espetáculo infantil Guarda-roupa de His tórias ficou em cartaz até 16 de dezembro na unidade Santo André. Em 13 pequenas histórias, peças vivem em um armário e contam seus problemas, como o vestido solitário que está esquecido no baú e botões que querem conhecer a casa uns dos outros. A peça é uma adaptação do livro homônimo de Márcio Araújo.
Palavra de Neruda
A obra do poeta chileno Pablo Neruda foi o tema do sarau O Vento na Ilha da Palavra, no dia 15 de dezembro, no Sesc Birigüi. O encontro foi promovido em parceria entre a unidade e o Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, e apresentou leituras de obras de Neruda - Prêmio Nobel de Literatura em 1971 -, contadores de histórias, poetas e a musicista Manuela Trujillo, que tocou músicas regionais chilenas durante o evento.

Samba da Zona Leste
O CD Berço do Samba de São Mateus (Selo Sesc SP, 2007), que traz o som das tradicionais rodas de samba do bairro da Zona Leste de São Paulo, foi pré-selecionado ao prêmio TIM 2008. O registro, com participações especiais de Beth Carvalho e Almir Guineto, está disponível na Loja Sesc (www.sescsp.org.br/loja).

"Precisamos falar do nosso país, ser mais respeitosos em relação a ele. E o samba é uma maneira de nos assumirmos, de gritar 'eu moro aqui', 'eu sou desta terra'."
Elza Soares em entrevista ao site Veja On-line. A cantora se apresentou no Sesc Pinheiros dias 1º e 2 de dezembro

Agora em livro
Aconteceu no dia 29 de novembro, no Sesc Vila Mariana, o lançamento do livro Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade (Edições Sesc e Editora Fundação Perseu Abramo).
A publicação traz os resultados de uma pesquisa realizada em parceria entre a Perseu Abramo, o Sesc São Paulo e o Sesc Departamento Nacional.
Na foto, da esquerda para direita: Ricardo de Azevedo (Perseu Abramo), Danilo Santos de Miranda (Sesc São Paulo), Sebastião Henriques Chaves (Departamento Nacional do Sesc) e Anita Liberalesso Neri (organizadora do livro).
Para conhecer Julio Guerra
Encerrou no dia 1º de dezembro a exposição Julio Guerra - Vida e Obra de um Artista Santamarense. Além de pinturas e esculturas da mostra na unidade Santo Amaro, o evento incluiu exibição de vídeos, oficinas, gincanas e um roteiro de visitação às obras públicas do artista - a mais conhecida delas, a estátua do bandeirante Borba Gato, localizada na Avenida Santo Amaro.

Cubo de ensaio
O projeto Cubo de Ensaio tem como objetivo apropriar-se da arquitetura do prédio da unidade Pinheiros, em formato de cubo, para torná-lo um espaço aberto à experimentação artística. Em dezembro ocorreram exposições de artes visuais, cênicas, videoarte e circo. Entre os trabalhos, a mostra multimídia A Gente Olha para o Outro do Lugar Que a Gente Está, produzida por Gabriel Braga, na qual uma série de imagens compõe um filme que se modifica a cada exibição.

Memória musical
Os dias 7 e 8 de dezembro foram dedicados a relembrar o melhor da bossa nova com o show Era Iluminada, no Sesc Santos. Entre os artistas convidados subiram ao palco Roberto Menescal, João Donato, Miúcha, Claudette Soares, Rosa Passos e Miéle - nomes que, a partir da década de 50, revolucionaram o cenário cultural brasileiro com a chegada e a expansão do gênero.

Luta contra a Aids
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 1o de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na data, o Sesc São Paulo preparou uma programação educativa em diversas unidades. O Sesc Itaquera organizou uma oficina de animação para adolescentes, que produziram um filme de 90 segundos sobre o tema. No Sesc Campinas ocorreu o evento Ligado no Movimento, que usou as linguagens do hip-hop (break, rap e grafite) para falar de prevenção. Já a unidade São Carlos apresentou a peça Uma Odisséia no Amasso (foto), que discutiu com humor temas como a sexualidade e a gravidez na adolescência.

"A Legião [Urbana] deixou um trauma por ter acabado tão trágica e subitamente.
As pessoas esperam e pedem que eu cante as músicas da banda."
Dado Villa-Lobos em entrevista à revista ISTOÉ Gente. O músico se apresentou no Sesc Santo André dia 14 de dezembro.

"Eu tive uma exposição maciça na mídia na época das novelas. Foram três anos de exposição com personagens que tinham alguma relação com música. Mas a minha relação com a mídia é ótima, sempre fomos parceiros."
Almir Sater em entrevista à revista Época. O cantor se apresentou no Sesc Araraquara dia 12 de dezembro.