Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

 


Intercâmbio teatral
Com o intuito de difundir e desenvolver as artes cênicas no Brasil, o Sesc realizou, entre os dias 1° e 28 de agosto, o projeto Palco Giratório. A iniciativa possibilita que companhias teatrais de todo o país viajem apresentando seus trabalhos em outras regiões brasileiras. As trupes ocuparam a rede Sesc de todo o Brasil com espetáculos, oficinas, debates e palestras. Em São Paulo, a unidade Ipiranga recebeu a montagem Capitu - Memória Editada, inspirada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, e encenada pelo grupo Com Delírio, do Paraná.

 

 

 

 

 

 

Sons contemporâneos
De 23 de agosto a 13 de setembro, as unidades Consolação e Vila Mariana apresentam a 42ª edição do Festival Música Nova. O evento tem a proposta de divulgar a música erudita contemporânea, seus compositores e intérpretes. Entre as atrações deste ano, estão o Quarteto Arditti, da Inglaterra, uma das mais prestigiadas formações de cordas da atualidade, e o francês Ensemble l'Itinéraire - respectivamente, no Vila Mariana e Consolação. Criado em 1962 pelo compositor brasileiro Gilberto Mendes, o festival é o mais antigo do gênero nas Américas.

 

 

 

 

 

 

Ariane no Brasil
No dia 27 de agosto, a diretora de teatro francesa Ariane Mnouchkine (foto) esteve no Brasil para uma entrevista coletiva na sede do Sesc São Paulo, no bairro do Belezinho, Zona Oeste da capital. Na ocasião - que contou com a presença do diretor regional do Sesc São Paulo Danilo de Santos Miranda - a criadora do grupo Théâtre du Soleil falou sobre seu mais recente espetáculo: Les Éphémères [Os Efêmeros, em francês], que ficará em cartaz na futura unidade Belenzinho entre os dias 12 e 23 de outubro.

 

 

 

 

 

 

Em busca da paz
Com apoio institucional do Sesc São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo, foi realizada, entre os dias 17 e 19 de agosto, a segunda edição do evento Yoga Pela Paz. Idealizado pela instrutora de ioga Márcia De Luca e pelo publicitário Fran Abreu, o projeto propõe o desenvolvimento do bem-estar físico e mental. Para isso, a programação reuniu palestras, práticas de ioga, apresentação musical e meditação. Entre os destaques, a palestra do físico quântico Amit Goswami, conhecido por ter participado do filme Quem Somos Nós (2004), na unidade Pinheiros.

 

 

 

 

 

O Brasil passa pelo Sesc
Uma verdadeira maratona fotográfica aconteceu de 23 a 26 de agosto, nas unidades do Sesc espalhadas por todo o país. Mais de 40 fotógrafos clicaram o dia-a-dia das atividades para mostrar a diversidade cultural de uma instituição nacional em suas ações locais. Em São Paulo, o time de fotógrafos incluiu Ed Viggianni, Iatã Cannabrava (foto) e Pedro Martinelli, e dez adolescentes do projeto social ImageMágica. Mais do que o registro de um momento singular da instituição, cada trabalho apresenta uma reflexão sobre a abrangência das atividades do Sesc. Confira mais imagens no site www.obrasilpassapelosesc.com.br.

 

 

 

 

 

 

Batismo de palco
O teatro do Sesc Pinheiros passou a se chamar, no dia 8 de agosto, Teatro Paulo Autran. Durante o evento, houve exibição de um vídeo sobre a carreira do ator nos palcos (mais de 90 peças), na TV e no cinema. Estiveram presentes colegas como Marco Nanini, Juca de Oliveira e Beatriz Segall, entre outros. Na foto, o homenageado, de 84 anos, recebe placa das mãos do diretor regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda, acompanhado do presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo Abram Szajman.

 

 

 

 

 

 

Comemoração com justiça
O Sesc TV, juntamente com a TV Cultura, exibiu dois programas para prestigiar os 180 anos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 11 de agosto, data do aniversário da instituição. A transmissão começou com o show 180 X Onze, dirigido por Antonio Carlos Valim, que reuniu reportagens, leituras de poemas e a apresentação de Toquinho e Tom Zé, entre outros. Na seqüência, os dois canais apresentaram o documentário Ultimato à Ditadura, de Ricardo Soares, sobre a divulgação da Carta aos Brasileiros, manifesto contra a ditadura militar, lido pelo professor Goffredo da Silva Telles em 11 de agosto de 1977.

 

 

 

 

 

 

Salva de Prata
Ao som do Hino Nacional interpretado pela cantora Cida Moreira, foi realizada, em 28 de agosto, uma sessão solene de outorga da Salva de Prata ao Sesc São Paulo, ato que encerrou as comemorações de 60 anos da instituição completos no ano passado. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e a proposição da homenagem foi do vereador Juscelino Gadelha. Estiveram presentes a atriz Ligia Cortez, o mesatenista Hugo Hoyama e o grupo musical Rappin Hood.

 

 

 

 

 

Homenagem ao poeta
Estreou no dia 24 de agosto, na unidade Pinheiros, o espetáculo teatral Sobre Anjos e Grilos - O Universo de Mario Quintana. A peça traz a atriz Deborah Finocchiaro, também responsável pela direção da montagem juntamente com Jessé Oliveira. Em cartaz até o dia 22 de setembro, a peça utiliza como recurso cênico ilustrações da artista plástica Zoravia Bettiol projetadas em um telão.

 

 

 

 

 

 

15 anos do Sindeepres
Em comemoração aos seus 15 anos, o Sindicato dos Empregados nas Empresas Prestadoras de Serviços (Sindeepres) contou com a parceria do Sesc São Paulo para a realização, no dia 26 de agosto, de uma programação especial que incluiu atividades esportivas e um show em homenagem ao cantor e compositor Ivan Lins. Subiram ao palco também a cantora Simone e o músico Toni Garrido.

 

 

 

 

 

 

O estrangeiro
Entre 22 e 31 de agosto, o Sesc Consolação apresentou uma série de encontros para discutir a obra do escritor Albert Camus (1913-1960), ganhador do Nobel de Literatura em 1957. Entre os participantes, o crítico literário e curador do projeto, Manuel da Costa Pinto, o filósofo Renato Janine Ribeiro e o crítico de arte Olívio Tavares de Araújo. Fechando o evento, foi realizado um ensaio aberto da adaptação teatral de um dos livros do autor, A Queda, dirigida por Aury Porto. A peça estará em cartaz na unidade a partir de 12 de setembro.

 

 

 

 

 

 

 

"A turnê do acústico trouxe novos arranjos, revisitou antigas músicas. Mas chegou a hora de a gente voltar a testar canções para ver o impacto delas nas pessoas."
Nasi, vocalista da banda Ira!, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, falando do albúm Invisível DJ. A banda apresentou o repertório de seu novo CD no dia 19 de agosto, na unidade Interlagos

 

 

 

 

 

 

 

 

"A parte poética e a parte musical estão interligadas. Quanto melhor o disco, mais estas duas coisas estão acontecendo juntas."
O músico Arnaldo Antunes em entrevista ao site da revista Época. O artista se apresentou na unidade Pompéia

 

 

 

 

Voltar