Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

 

Além de ser um dos meios de entretenimento mais populares do planeta, o cinema funciona como importante transmissor de conhecimento, de idéias e mesmo de pedagogias. São muitos os professores que o utilizam como apoio a aulas e trabalhos. A sua popularidade o torna, por outro lado, instrumento riquíssimo de veiculação de narrativas históricas ou de abordagens críticas ante momentos graves da humanidade. É do que trata nossa matéria de capa, ao mostrar como essa arte centenária é hoje utilizada como referencial e mesmo estudada como documento de época.


Na Entrevista, uma conversa exclusiva com o embaixador Alberto da Costa e Silva, um dos mais proeminentes africanólogos do Brasil - e também poeta -, sobre escravidão e comércio de seres humanos.


O Em Pauta discute a relação entre penas mais duras e educação em artigos inéditos da psicóloga Nancy Cardia, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), e do advogado Ariel de Castro Alves, do Movimento Nacional de Direitos Humanos.


Entre as reportagens, um perfil da professora e escritora Gilda de Mello e Souza, os instrumentos gigantes da Orquestra Mágica e os 25 anos do Sesc Pompéia.


Na seção Encontros, o psiquiatra Valentim Gentil Filho fala sobre saúde mental no Brasil e, em Depoimentos, o diretor teatral russo Anatoli Vassiliev.


A Faculdade de Direito do Largo São Francisco está no Almanaque Paulistano e, no Vistas Contemporâneas, o aniversário do Theatro Municipal de São Paulo.


A Ficção Inédita traz, do escritor e poeta paraense Vicente Franz Cecim, Vozes de Andara.




Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo