Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Shesko

Cobra vai fumar – O empresário Marcos Hasselmann, cansado de ser atacado por batedores de carteiras e trombadinhas, no Rio de Janeiro e Niterói, apelou para uma solução radical: circula com uma cobra em sua mochila, com a qual acena para todo suspeito que cruzar pelo caminho. Ao dirigir, leva o animal enrolado no braço, para dissuadir qualquer assaltante. Ele tem dez cobras, mas sua favorita é uma píton de 1,20 m, comprada de um criador autorizado pelo Ibama, em São Paulo. Marcos diz que seu objetivo é colocar um jacaré como guarda-costas no carro. A dificuldade, porém, é obter a documentação, mas ele garante que um dia chega lá.

Efeito matusalém – Há 50 anos existiam 153 japoneses com mais de cem anos de idade. Um censo feito em 1998 descobriu que os nipônicos centenários já beiravam os 10 mil. E, agora, nova pesquisa verificou que existem nada menos que 36,2 mil pessoas no bloco da quinta idade, conseqüência dos progressos e conquistas da medicina, além de maior acesso da população aos serviços de assistência médica.

Pisando na bola – Ditos populares como "Um é pouco, dois é bom, três é demais" e "Três foi o diabo quem fez" não foram levados em consideração por três espertinhos de meia-tigela que, além de vender drogas na cidade gaúcha de Caxias do Sul, tentaram passar cédulas falsas no mercado local. O trio tropeçou no golpe ao tentar impingir ao comércio "as novas notas lançadas pela Casa da Moeda para facilitar o troco". Todas elas de R$ 3...

Mangodca vem aí – Per Hermansson viaja o mundo inteiro para criar novos sabores que aumentem o consumo da vodca sueca Absolut. No ano passado, ficou encantado com o suco da manga e voltou em outubro ao Rio para lançar o Absolut Manga, mistura de vodca com manga-rosa. E promete, no futuro, a variedade com cupuaçu. O lançamento da "mangodca" aconteceu em setembro último na quadra da Mangueira, escola de samba verde e rosa do Rio, com direito a uma feijoada completíssima.

Hotel voador Empresário sueco vai botar nos céus o primeiro "jumbo-albergue" do mundo, batizado com o nome de guerra de Jumbo Hostel. Instalado em um Boeing 747, ele tem 25 quartos, com três camas em cada um deles e self-service para baratear e simplificar as estadias e viagens. A novidade fará o seu vôo inaugural em dezembro.

Selo abacaxi – A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro comemorou a Semana Nacional de Trânsito com uma bem-humorada blitz contra os motoristas imprudentes, incluindo pitos passados em plena via pública e adesivos afixados nos pára-brisas de seus veículos com a inscrição "Eu sou um abacaxi para o trânsito da cidade", devidamente ilustrados. Um desses infratores quase atropelou um ambulante que vendia frutas numa feira livre de Ipanema, o qual decidiu contribuir oferecendo ao infrator um abacaxi in natura, sob aplausos e gargalhadas de feirantes e passantes.

O gostosinho McCain – Ela tem 77 anos, mora no modesto distrito de Suruí, município de Magé, entre o Rio de Janeiro e a cidade de Teresópolis, mas já teve seus dias de glória, quando aos 17 anos foi eleita Rainha do Comércio do Rio. Alguns anos mais tarde, como costumasse almoçar nos navios estrangeiros que atracavam na Praça Mauá, conheceu a bordo de um deles um tenente da marinha americana, com o qual manteve, durante uma semana, um tórrido romance. Durante alguns meses houve troca de cartas, mas depois restaram apenas fotos do namoro e um anel dado pelo tenente namorador à então modelo Maria Gracinda.
O oficial era John McCain, senador e candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos em 2008. Em entrevista ao jornal "Extra", Maria Gracinda revela que o tenente sedutor era "gostosinho, carinhoso, romântico, um doce-de-coco. E sabia beijar como ninguém". Um livro de memórias do próprio John McCain, Faith of my Fathers, publicado em 1999, relata o curto e inesquecível romance com a bela brasileira, registrando que ela "continuava em suas lembranças".

 

Comente

Assine