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Turismo na Metrópole

Revista - Junho 2006

 

 


A indústria do turismo é uma das mais poderosas do planeta. Além de movimentar bilhões de dólares no mundo inteiro, serve como fonte preciosa na geração de empregos. No Brasil, apesar do cenário ainda não ter se tornado mais animador, começa-se a perceber que não são somente a imagem exótica de paraíso tropical e seu litoral ensolarado que convencem os turistas estrangeiros a nos visitar.

Se focalizarmos essa realidade na cidade de São Paulo, a paisagem formada por arranha-céus e trânsito não se iguala ao estereótipo forjado para o Brasil. Somos uma cidade imensa e populosa, cujos atrativos não diferem de outros grandes centros urbanos. Como a cidade é primeiramente lembrada como centro de compras, se somarmos a isso o seu proeminente parque industrial, o turismo de negócios termina por prevalecer.

No plano cultural, entretanto, ao contrário do que possa parecer, a metrópole tem muito a oferecer ao visitante. Seu recorte arquitetônico eclético, seu caráter multicultural, sua história e desenvolvimento, as diversas etnias e o aumento na oferta de serviços na área cultural - como teatros, museus e casas de espetáculos - potencializam São Paulo como destino para uma estadia culturalmente enriquecedora.

No entanto, para dinamizar ainda mais essa característica, torna-se inevitável que também o paulistano tome consciência do potencial turístico que a cidade apresenta e reconheça a importância do visitante para o desenvolvimento econômico e cultural de sua própria comunidade.




Abram Szajman

Presidente do Conselho Regional do
Sesc no Estado de São Paulo