Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Minha casa é onde eu estou

É com essa frase que Lili Flor & Paulo Pixú iniciam essa narrativa para falar das “Casinhas das Infância”, tema da Semana Mundial do Brincar deste ano. Com ela, também nos despertam para o quanto é importante que bebês e crianças tenham o direito de vivenciarem plenamente o aqui e agora de suas infâncias – sem preocupações, sem angústias e sem a sobrecarga de expectativas adultas.  

Com a plasticidade dos elementos, nas cores, nos materiais e nas formas de objetos naturais ou artificiais, levam o olhar pelas vias da sensibilidade e da imaginação; contam da importância dessas experiências diárias e realidades para o desenvolvimento integral e bem viver de bebês e crianças.

“Tem uma casa que habita em mim e eu não estou só”, dizem Lili Flor & Paulo Pixú, pois a casa deveria ser, além de lugar de moradia, nutrição e segurança, também lugar de afetos, memórias e fantasias. É nos seus brincares que bebês e crianças trazem inspirações e expressões da vida observada nas experiências vividas, exercitam papeis sociais colocando-se em contato com emoções, atitudes, comportamentos e valores que refletem os territórios que habitam.

Diante de momentos de sofrimento e crescimento das vulnerabilidades, este vídeo é um convite para o brincar “dentro de nossas casas” com suas possibilidades disponíveis e acessíveis, enquanto direito e gerador de diálogos com o mundo, necessário de ser preservado e garantido, pois, concluem, “um dia tudo isso passa. Porém, as casinhas das infâncias, comigo vou levar”.

Assista ao vídeo:

---

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar

#SescnaSMB2021
#semanamundialdobrincar