Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que são: Bancos Comunitários de Desenvolvimento? (Pílula Solidária #8)

* Por Caio Momesso

 

Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) são organizações criadas para combater a exclusão econômica em suas regiões e bairros. Trabalham na área de finanças, mas, diferente de bancos tradicionais, se utilizam da solidariedade para planejar seus empréstimos e investimentos.

Como isso funciona? Primeiramente, é importante termos claro que os BCDs funcionam com base na ação coletiva da comunidade, que irá decidir conjuntamente sobre essas questões. Tendo se estabelecido, podem utilizar estratégias como os fundos de crédito, em que os empréstimos são feitos com base nos laços de confiança entre as pessoas, com juros reduzidos e melhores condições de pagamento. Outra possibilidade são as moedas sociais locais, criadas para que o dinheiro circule no local, sem ser transferido para centros financeiros.

A ideia dessas iniciativas é possibilitar a prosperidade econômica e aumento do bem-estar nos bairros, em condições muito mais generosas do que encontradas no mercado. Contudo, parte interessante do que envolve um BCD está na forma como ele funciona: como sua atuação depende da cooperação entre as pessoas, o banco cria novas relações de confiança no local onde se encontra. Com isso, novas iniciativas podem surgir para solucionar problemas comuns do cotidiano. Além disso, também propiciam a educação sobre temas financeiros e econômicos. Ou seja, o BCD é um ponto de encontro e união, em que temas como juros, financiamentos e empréstimos são tratados com base no respeito e reconhecimento entre as pessoas.

Caso queira conhecer um pouco mais, você pode acessar aqui a página do Banco Comunitário Padre Leo Comissari, que atua na região do ABC.

 

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

---

Este artigo faz parte do projeto Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro de 2020 com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço.