Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Modos de Aproximação: Glicério e Moinho em pílulas-poéticas

No fim de 2020, o Sesc Carmo e o Sesc Bom Retiro se uniram em uma atividade com a proposta de buscar modos de aproximação com a cidade viva, histórias e as pessoas que habitam os espaços próximos às duas unidades.

A série "Modos de Aproximação", produzida por A Próxima Companhia, é composta por quatro pílulas poéticas desenvolvidas com depoimentos e materiais em áudio e imagem coletados nos territórios do Glicério e Moinho. O objetivo foi encontrar pequenas aproximações entre o grupo teatral e as regiões da Rua do Glicério e do Moinho no período de pandemia de Covid-19, construindo poeticamente relações a partir das histórias, memórias e desejos de futuro de moradores e moradoras destes territórios.

Os vídeos tiveram como temas o passado, o presente e o futuro, levando em consideração a troca e a interação com habitantes e frequentadoras dos territórios visitados, e a ressignificação poética feita pelos integrantes d'A Próxima Companhia, criando assim um olhar afetivo e poético sobre os territórios.

No primeiro vídeo, o grupo se aproxima dos territórios do Moinho e Glicério a partir do olhar de dois jovens moradores: Everson e Vito.
 



No segundo vídeo, o foco está no tempo presente, no período da pandemia e suas consequências, a partir de relatos e memórias das moradoras e moradores destes territórios.



No terceiro vídeo, o material poético de aproximação entre as regiões da Rua Glicério e do Moinho é o passado destes territórios, memórias, elementos e texturas que os compõem.



No último vídeo da série, as moradoras e moradores das regiões da Rua Glicério e do Moinho falam sobre o futuro e os desejos para os seus territórios.