Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Curso online de Sustentabilidade e Economia Solidária

Sacola reutilizável entre sacolinhas plásticas | Foto: Divulgação
Sacola reutilizável entre sacolinhas plásticas | Foto: Divulgação

No curso Sustentabilidade e Economia Solidária, realizado pelo Sesc Avenida Paulista, com o Núcleo de Economia Solidária da USP, será abordada a temática do consumo, problematizada por meio de perspectivas diversas, refletindo sobre a forma como são produzidos os bens de consumo e os impactos ambientais desse modo de produção. A turma conhecerá as ações práticas de comércio justo e solidário que transformam essa realidade.

O curso ocorre de 10/6 a 1/7, quintas, 19h às 21h, via platafroma Microsoft Teams.
>> Inscrições a partir de 3/6, 14h, AQUI. A partir de 18 anos.

PROGRAMA

Aula 1 - Os 7 Rs da sustentabilidade
Uma visão geral da sustentabilidade no recorte ambiental, a partir dos 7 Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar, Recusar e se Responsabilizar. Também parte-se desses conceitos iniciais para uma reflexão ampliada sobre a relação entre os 7Rs e o sistema econômico no qual estamos inseridos. Este, por exemplo, traz consigo na atualidade a questão da obsolescência programada, impulsionando os ganhos de empresas em detrimento da sustentabilidade, tanto local quanto planetária.

Aula 2 - Direitos humanos, sustentabilidade e relações justas de trabalho
A sustentabilidade em um pilar social, entendendo o trabalho dentro do modo de produção e a sua relação com o meio ambiente, numa compreensão sistêmica que relaciona o que é produzido, quem produz, como produz e para quem produz e suas consequências para o planeta. Serão discutidas as diferentes formas de trabalho, a cadeia produtiva, os ciclos produtivos e as suas relações e conflitos dentro da sociedade.

Aula 3: Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário
Abordagem sobre a sustentabilidade no pilar econômico, traçando um panorama geral da macroeconomia e identificando a economia solidária nos diferentes setores econômicos. Além disso, serão apresentadas reflexões acerca da insustentabilidade do modo de produção econômico vigente e o que propõem as iniciativas relacionadas a outros modos de fazer economia, como as propostas da economia solidária e do comércio justo e solidário.

Aula 4: E eu com isso? Formando multiplicadores
Pretende trazer uma perspectiva de atuação prática relacionada ao primeiro ciclo, abordando tudo o que foi visto num horizonte de formação de multiplicadores de todos os temas trabalhados, inspirando as pessoas para uma transformação social e uma consciência ambiental que lhes permite iniciar a mudança em seu próprio cotidiano.

 


Reciclagem/reaproveitamento de tampinhas de plástico | Foto: Divulgação

 

O Núcleo de Economia Solidária da USP (NESOL-USP) atua há mais de 15 anos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da economia solidária. Dessa forma, o Núcleo realiza as seguintes ações: apoio à incubação de empreendimentos populares autogestionários; apoio à criação e potencialização de redes de empreendimentos, apoio a projetos de desenvolvimento sócio-territorial solidário; desenvolvimento de metodologias educativas e realização de cursos de formação para trabalhadores, estudantes e público interessado; desenvolvimento de pesquisas e estudos; promoção de encontros, seminários e debates; e contribuição na elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas, sempre no âmbito da economia solidária e áreas relacionadas.


Nos póximos meses serão realizados outros dois módulos relacionados ao mesmo tema: Introdução aos princípios de economia solidária e geração de renda (Módulo 2) e Empreendedorismo solidário (Módulo 3). Acompanhe as redes sociais do Sesc Avenida Paulista (Instagram | Facebook | Twitter) para saber mais.