Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Designed by Freepik
Designed by Freepik

A QUARTA EDIÇÃO DO PROJETO INSPIRA – AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL PÕE EM DESTAQUE O AUTOCONHECIMENTO COMO FORMA DE MANTER O EQUILÍBRIO E O BEM-ESTAR

Como você está? Esse questionamento tão comum e direcionado ao outro também precisa ser feito para si. A prática do autoconhecimento e a checagem do próprio bem-estar tornaram-se essenciais na pandemia. Neste momento em que crises de ansiedade, insônia, desconcentração e outros sintomas assolam a população, a quarta edição do projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável propõe uma série de atividades online que destacam o autoconhecimento como exercício para uma vida equilibrada e saudável.

Realizado nas redes sociais das unidades do Sesc São Paulo, de 7 a 18 de abril, o projeto, que surgiu para celebrar o Dia Mundial de Saúde (7/4), traz neste ano reflexões sobre a saúde mental nos campos do trabalho, da sociedade e do indivíduo. Dessa maneira, o Inspira dá continuidade a algumas questões levantadas na edição passada, realizada nos primeiros meses de incertezas causadas pelo enfrentamento da pandemia.

“Passamos por transformações significativas no campo das relações humanas, por isso a saúde mental é um fator essencial para a busca do equilíbrio de nossas ações e reações nos desafios causados pela pandemia. Nesse sentido, a quarta edição do projeto incentiva a busca cotidiana pela melhora da qualidade de vida e do bem-estar”, explica Fernando Andrade Oliveira, assistente da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc São Paulo.

Acesse a programação: www.sescsp.org.br/inspira

 

MATRIARCADO EM CENA

Espetáculo inédito criado pela atriz Camila Pitanga, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlos e pela diretora Cristina Moura abriu a nova temporada de transmissões ao vivo do Teatro #EmCasaComSesc, em março. Pensada como um poema cênico musical performático, Matriarquia [em processo] começou a ser desenhada durante a pandemia após Camila e Lucia assistirem pela televisão a notícias sobre os profissionais de saúde no combate à Covid-19. Em cena, a atriz, acompanhada do musicista Luiz Gayotto, interpreta a agente de saúde Stela: uma mulher que, submetida a um constante estado de vigília, passa a ter delírios auditivos, reencontrando a própria mãe em suas memórias e dialogando com a filha. Assista ao espetáculo no canal do YouTube do Sesc São Paulo: www.youtube.com.br/sescsp.

 

Rodrigo Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli

 

ESPORTE: FEMININO E PLURAL

Realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF), o curso Mulheres na Gestão do Esporte abrange um ciclo de encontros online disponibilizados semanalmente, desde março, com a participação de gestoras, atletas, professoras e outras profissionais da área. Composto por cinco mesas de debate, que se encerram neste mês, o curso trata de aspectos históricos, sociais e das experiências de vida sobre o acesso e a permanência de mulheres nos cargos de comando no esporte, tendo como objetivo fortalecer as discussões que perpassam as relações das gestoras, suas carreiras e a legitimação da identidade feminina em diferentes enfoques de atuação na gestão esportiva. Entre as palestrantes estão a tetracampeã mundial de Natação Paralímpica Edênia Garcia, presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico Brasileiro; Flávia da Cunha Bastos, fundadora da Associação Brasileira de Gestão do Esporte; Janeth Arcain, atleta brasileira que mais possui títulos do basquete brasileiro e a única tetracampeã da WNBA; e Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

 

CULTURA EM MOVIMENTO

Abraçando as transformações deste momento, a 24ª edição do Cultura Inglesa Festival (CIF) realizou o CIF Talks em parceria com o Sesc São Paulo. Em sua primeira edição digital, sob o conceito “Culture (Re)Start” como elemento-chave e estopim para reflexões, o festival proporcionou uma troca de experiências entre membros de comunidades culturais locais e internacionais. Participaram do evento transmitido pelo canal do YouTube do CPF Sesc SP, entre os dias 22 e 27 de março, Andrew Barnett, diretor da Fundação Calouste Gulbenkian no Reino Unido, que foi o diretor fundador da Social Innovation Exchange (SIX), Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Itamar Vieira Junior, vencedor do prêmio Jabuti de literatura com Torto Arado (2020), Preto Zezé (foto), presidente da Cufa (Central Única das Favelas) e representante da Cufa Global, entre outros convidados.

 

Fernanda Saiury

 

ARTE E DIREITOS HUMANOS

Com o intuito de fomentar reflexões entre linguagens artísticas e a prática dos Direitos Humanos, compreendida como um cotidiano pautado pelo respeito às diversidades, o DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos apresentou, em março, 36 filmes, quatro performances musicais e um ciclo de debates. O Sesc São Paulo participou da realização desta primeira edição em parceria com Pardieiro Cultural e Instituto Vladimir Herzog, e com o apoio dos Jornalistas Livres e Coletivo Projetemos. A programação online e gratuita colocou em pauta uma multiplicidade de saberes, tradições, crenças, comportamentos e manifestações culturais presentes na sociedade.

 

Para onde voam as feiticeiras | Divulgação

 

 

FRUIÇÃO CULINÁRIA

Reflexões sobre comida, saúde, comensalidade, diversidade e mulheres na cena gastronômica dão tempero à websérie Cozinha de Estar, realizada pelo Sesc Avenida Paulista. No primeiro episódio, quem fala sobre o tema Cozinha e Maternidade é a chef Mari Sciotti, destacando os benefícios de uma alimentação saudável e a importância de compartilhar com os filhos o conhecimento e preparo da comida. Já no segundo episódio, que aborda Cozinha e Feminino, é a vez da cozinheira autodidata Cafira Foz (foto) compartilhar sua história na gastronomia, desafios, a formação de uma equipe de mulheres, além da preservação de ingredientes regionais. No terceiro episódio, a chef Ieda de Matos fala de empreendedorismo movido pela cozinha de resgate da Chapada Diamantina. No quarto episódio, a chef Telma Shiraishi é a mobilizadora de uma cozinha solidária para os mais vulneráveis em tempos de pandemia. Assista no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/avenidapaulista.

 

Julia Parpulov

 

Em comemoração a uma década do “Álbum”, um dos principais projetos musicais do Sesc Belenzinho, no dia 13/4, a unidade lançará gratuitamente em seu ambiente online a publicação digital Projeto Álbum 10 Anos: Discos para Conhecer. O material reúne 12 textos inéditos de escritores, críticos e pesquisadores da área cultural com informações e curiosidades sobre discos raros da música brasileira. Confira em www.sescsp.org.br/belenzinho.

 

revistae | instagram