Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desacelerar em movimento

Alunos da GMF Sesc Belenzinho participando da atividade Biatlo Indoor. Foto: Juci Fernandes
Alunos da GMF Sesc Belenzinho participando da atividade Biatlo Indoor. Foto: Juci Fernandes

Por vários motivos às vezes sentimos a necessidade de desacelerar o ritmo que levamos a vida, seja devido a uma rotina agitada ou o stress no trabalho, por exemplo. Não necessariamente diminuir a velocidade significa ter somente momentos de ócio, como dormir, assistir, mas também está relacionada às práticas corporais e esportes. Mas como dar uma desacelerada em sua rotina, mesmo que você seja uma pessoa agitada que tem dificuldade de parar para meditar?

A Vinyasa Yoga é uma técnica derivada da Hatha Yoga, que combina o movimento com a respiração de forma menos estática e isso leva a um fluxo da prática que vai conectando uma postura a outra, afirma a professora de Yoga Michele Mattos, que desenvolveu essa atividade durante o Sesc Verão no Sesc Bom Retiro.  “O interessante de pensar sobre desacelerar é que, principalmente nessa prática com fluxo contínuo, se você não tiver atenção plena naquilo que está fazendo, no seu posicionamento, no seu alinhamento e na sua respiração, essa prática pode te trazer um cansaço. A ideia é que você expanda a sua energia. Quanto mais você respira conectado com o movimento, mais se alimenta dessa energia, fica mais vivo”.

 

 

Para as educadoras Catia Rocha e Lais Delbuque, do Sesc Bom Retiro, o ato de desacelerar vem também de escolhas mais saudáveis e, segundo elas, filosofias orientais dizem que é muito importante ter intervalos e pausas.

É importante que a gente desacelere no sentido de se concentrar em algo para si, porque hoje em dia a nossa última prioridade somos nós mesmos. Precisamos começar a repensar quais são as prioridades e nos colocarmos em primeiro lugar. Porque se a gente está bem e conseguimos concentrar em nós mesmos, o restante começa fluir e a gente consegue desacelerar até mesmo a nossa rotina”, explica a educadora Lais.

Dentro de um cenário como a cidade de São Paulo, as pessoas podem ativamente praticar e desacelerar com atividades físicas. Algumas são mais conhecidas como o yoga, a meditação, o pilates, os exercícios respiratórios, as chamadas práticas corporais. Porém, exercícios físicos, natação, corrida, dança, também liberam no organismo substâncias e hormônios que desaceleram. Ou seja, aliviam o stress para que no cotidiano a pessoa esteja equilibrada, mentalmente e fisicamente”, complementa a monitora de esportes Catia.

 

 

O Biatlo com atenção plena, uma atividade que aconteceu na GMF (Ginástica Multifuncional) durante o Sesc Verão 2020 no Sesc Belenzinho, utilizou áudios com narrativa que conduzia o exercício para estimular uma imersão completa. Durante a prática de caminhada e corrida na esteira ou pedalada na bicicleta,  o praticante foi convidado a desenvolver uma auto conexão profunda, prestando atenção em detalhes que provavelmente não observa durante a atividade física: a sua respiração, o suor do seu corpo, o ritmo do exercício, etc.

Em entrevista à EOnline, o fisioterapeuta e mestre em educação Marcelo Anselmo, ressaltou sobre o ato de meditar em movimento, “o Biatlo é um exemplo que possibilita uma contemplação das dimensões do corpo, e isso também é um exercício meditativo, que pouco a pouco vai sendo treinado para que você possa aplicar o que a atividade trás para as suas atividades diárias”.

Fernando, 33, é estudante de fisioterapia e frequenta a unidade do Sesc Belenzinho para se exercitar. Durante a atividade desenvolvida na GMF ele comentou sobre como se sentiu: “O áudio me ajudou a manter o foco. Então, eu senti o meu corpo, a temperatura dele aumentando, o suor descendo”.

Já para a vendedora Marisa, que também participou do Biatlo, o que ficou foi o aprendizado. Ela contou à EOnline que conseguiu superar seus limites “o que me fez ir além é que o áudio fala ‘sinta-se como se você fosse um atleta, aumente a velocidade’, aí com o engajamento e a plenitude vinda do cérebro você consegue aumentar a sua capacidade”.

 

Pra você experimentar e descobrir qual modalidade vai entrar na sua rotina para ser o seu momento de autocuidado, reflexão sobre a vida e encontro com o equilíbrio em meio à correria do dia a dia, a programação do Sesc São Paulo reúne diversas oportunidades com atividades físicas e esportes gratuitos em todas as unidades ao longo do ano. Consulte a programação e participe.