Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A luz, o som e o sentido de Estesia

Foto: Felipe Schuler
Foto: Felipe Schuler

Entre 12 e 14 de fevereiro, o Sesc Carmo recebe Estesia para uma imersão nas sensações. Criado em Pernambuco, o grupo desenvolve experiências de espetáculos sensoriais, que unem música eletrônica, canção brasileira, iluminação cênica e tecnologia. O próprio nome do projeto remete à condição do corpo quando entra em contato com manifestações artísticas. Para além da contemplação, o grupo pretende um envolvimento ativo do público e de outros artistas ao projeto.

Pensado e desenvolvido pelos produtores musicais Miguel Mendes e Tomás Brandão (Pachka), pelo cantor e compositor Carlos Filho e pelo iluminador cênico Cleison Ramos, Estesia convida o público a acompanhar de dentro do palco uma experiência imersiva de som e luz. Estesia é, antes de mais nada, contra a anestesia do corpo e do cotidiano.

Foto: Felipe Schuler

Aliando cultura digital e recursos criativos da música e do teatro, a intenção é a de criar memórias pessoais e coletivas nas relações humanas. Do teatro, vem o formato de arena, a iluminação, a narrativa e pesquisa do corpo em cena. Já a música traz o remix da canção e paisagens sonoras urbanas, eletrônicas e abstratas. Analógico e digital entram em cena em quatro programações no Sesc Carmo.

Imersão Estesia

Imersão em instrumentação de música eletrônica e equipamentos de iluminação cênica. Nesta imersão, amparado por recursos tecnológicos, Estesia convida o público a acompanhar de dentro do palco uma experiência híbrida e imersiva de som e luz.

Foto: Felipe Schuler

Iluminação para música: técnica, criatividade e performance em cena

Nesta oficina, os participantes poderão desenvolver técnicas de iluminação, amparados por recursos tecnológicos, em conexão com a música eletrônica. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Carmo ou pelo e-mail cursos@carmo.sescsp.org.br

Estesia convida Rhaissa Bittar e Estesia convida Nina Oliveira

Estesia vem de Pernambuco com o intuito de criar laços locais. Por isso, antes de cada show ("Estesia convida"), artistas de São Paulo são convidadas para bate-papos de 30 minutos sobre resistência cultural, produção independente e arte colaborativa.

Estesia é um projeto colaborativo cocriado por artistas - desde os músicos ao iluminador - que compõem o espetáculo em busca de novas conexões.