Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Você sabe o que é maternagem?

Diferente da maternidade ligada mais aos vínculos biológicos, a maternagem aborda questões de afeto e atenção entre adultos e suas crianças. Nos dias 5 e 12 de fevereiro, quartas-feiras, o Sesc Avenida Paulista realiza um mapeamento sobre o assunto no bate-papo “Tudo sobre maternagem, ou não”. A proposta inicial é a de compartilhamento de experiências, descobertas, dúvidas e dificuldades entre as/os participantes. Há muitas maneiras de expressar e vivenciar a maternagem e, como a imersão neste universo pode se tornar por vezes repleta de demandas, o espaço estará aberto para sugestões sobre formatos, tempos e (por que não?) possíveis assuntos paralelos. A atividade acontece no andar Crianças e é gratuita; para participar não é necessário retirar ingressos.

Para jogar luz sobre esse tema, a educadora Cecilia Mogadouro conversa com pais, mães e cuidadores e afins, para falar de “Tudo sobre maternagem, ou não”, levantando as mais diversas dúvidas e compartilhando vivências. “A experiência de cuidar de crianças pequenas também pode ser muito solitária e extremamente desgastante. Tendo isso em vista, a atividade também se propõe a entender se os cuidadores gostariam de conversar inclusive sobre assuntos que talvez não estejam relacionados à primeira infância - como cinema ou atualidades - e, dentro do possível, contemplar essa vontade” – explica a educadora. Quando se tem um bebê, todos acham que sabem tudo sobre os cuidados necessários: os parentes, os vizinhos, a internet, os amigos... Esse bate-papo descontraído é um encontro para troca de saberes, compartilhamento de histórias e aprendizado a partir de experiências pessoais.

A maternagem é o caminho pelo qual adultos conduzem suas crianças à autonomia, promovendo independência a partir do cuidado, e proporcionando atenção e carinho em paralelos às necessidades fisiológicas. Se criamos nossas crianças para o mundo, é fundamental que o caminho guiado até ele seja maternal!