Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Na contramão do Carnaval!

Fotos: Matheus José Maria / Divulgação Sesc Interlagos
Fotos: Matheus José Maria / Divulgação Sesc Interlagos

O folião que curte agitação, música, brincadeiras, adereços e confetes tem bastante opção com a programação do Carnaval Sul, Sul Beleza no Sesc Interlagos. Mas não só de folia é feito o carnaval, não é mesmo?

Por aqui, a gente não esquece a galerinha que curte um sossego e que gosta de aproveitar esse período carnavalesco para colocar as energias em dia, bem longe da agitação.

Por isso, destacamos cinco alternativas pra você que quer fugir do barulho, mas não quer ficar longe do Sesc Interlagos. 

Organiza seu roteiro e vem!

1. Exposição Pasteur, o Cientista

Estruturada em seis atos, como uma peça de teatro, a exposição apresenta as descobertas de Louis Pasteur - um gênio da ciência, um pesquisador obstinado e um mestre na difusão de informações. Em ordem cronológica, a exposição mescla conteúdo com atividades interativas. É possível desvendar um enigma químico - cristais de ácido do vinho aparentemente iguais que reagem à luz de forma diferente - até descobrir quantas doses de vacinas são necessárias para salvar a vida de galinhas.

2. Ateliê Aberto

Parte da programação fixa do nosso Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), o Ateliê é uma área criativa para iniciação ou finalização de projetos em costura e/ou marcenaria. Os visitantes podem criar e confeccionar projetos utilizando os materiais disponíveis no próprio Ateliê, como linha, tecido, tesoura e máquinas de costura (são cinco equipamentos de uso doméstico, para facilitar o aprendizado dos iniciantes); na marcenaria, temos madeiras, serra tico-tico, lixadeira e parafusadeira, para citar alguns. Além disso, as arte-educadoras Carol Belizário e Erica Campanha auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos. 

3. Viveiro de Plantas

O Viveiro é a nossa indicação para os apaixonados pela natureza. Lá, é possível se conectar com a energia das plantas, flores, árvores e animais - olhos atentos podem encontrar uma grande variedade de espécies de fauna e flora.

Uma ideia é acompanhar nossa programação mensal e se planejar para participar de bate-papos, oficinas e outras atividades realizadas mensalmente no espaço. Mas você pode também organizar seu próprio roteiro: passe pela horta agroecológica, minhocário e composteira, estufa de plantas (são mais de cinco mil mudas em exposição!), e procure as bioesculturas de água, terra e ar do Projeto Ecomodus, espalhadas pelo espaço.

Dica: nossos educadores e jardineiros são verdadeiras enciclopédias! Se, na hora da visita você cruzar com um deles por lá, não perca a oportunidade de puxar um dedinho de prosa. 

4. Café da Roça

Um ambiente que contempla os aspectos rurais, típicos do interior do Brasil. O local onde está instalado o Café da Roça é todo ambientado para aproximar o visitante ao interior do país: mesas e bancos feitos de tronco de árvores, fogão a lenha, cafezinho passado no coador e um cardápio temático: os pratos são produzidos com ervas e temperos colhidos diretos da horta agroecológica da unidade, assim como os chás fresquinhos e sucos naturais. É possível ouvir o som dos pássaros e o balanço das árvores e, em volta do espaço, observar as muitas árvores e plantas que ajudam a embelezar ainda mais o lugar.

Você sabia que toda a lenha utilizada no Café da Roça vem do trabalho de manutenção das áreas verdes da própria unidade?

5. Viva a natureza

Pra relaxar e sintonizar corpo e mente, venha pra cá, jogue sua toalha no gramado do Bosque das Araucárias e regale seu gosto: leia um livro, ou coloque seu fone para ouvir uma música, cochile, faça um piquenique ou simplesmente não faça nada. Contemplar o ócio também faz parte da curtição!

O Sesc Interlagos possui uma área de 500.000 m² localizada na Zona Sul de São Paulo, às margens da represa Billings, importante reservatório de água da Região Metropolitana da cidade.   

Todas as atividades citadas neste artigo são gratuitas para todos os públicos. Clique aqui e saiba como chegar à unidade.