Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Não existe saúde se não há prazer

Em uma sala ensolarada no centro de São Paulo, conhecemos Danilo Patzdorf, artista do corpo, e Isabela Laynes, fisioterapeuta, que nos contaram sobre o encontro de suas pesquisas acerca do toque. O resultado foi a criação do massageaço, proposta que integra a programação do projeto Contato, no Sesc Consolação.

Danilo investiga o corpo urbano, e levanta questões sobre quais são as características da cidade que são incorporadas no nosso corpo e, também, quais partem dele reverberam na cidade. Isabela tenta entender o que é a dor e os processos dolorosos. É diante desses temas que se encontram, e hoje buscam, juntos, explorar a massagem no campo na saúde e da arte.

Conectar-se consigo e com o outro pode proporcionar bem-estar e saúde segundo Danilo e Isabela. O toque tem potencial terapêutico, mas sua recepção depende das memórias, da identidade e da subjetividade de cada indivíduo. A partir do toque, Danilo diz ser possível estimular uma cultura na qual a saúde é constituída também pelo prazer: "Não existe saúde se não há prazer". Para entender um pouco mais sobre esse pensamento, confira a entrevista abaixo:

 


O massageaço é um chamado para reunir essas pessoas que acreditam no toque como uma poderosa terapia em grupo. Ali chegam pessoas tão diversificadas quanto curiosas, todas esperando se abrir. Ou tomando coragem para isso. No encontro, são compartilhadas técnicas e saberes necessários para aplicar uma boa massagem em situações informais. A atividade é gratuita e acontece nos dias 3 e 7 dezembro no Sesc Consolação. Consulte mais informações aqui
 

***

Entre os dias 1 e 8 de dezembro o Sesc São Paulo realiza o Contato, uma série de ações que visam a promoção da saúde sexual e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas o HIV/Aids, por meio de bate-papos, oficinas, exibições, espetáculos, performances, entre outras atividades nas unidades da capital, interior e litoral. Para conhecer a programação completa acesse sescsp.org.br/contato.