Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Gente do Mesa

O Mesa Brasil Sesc São Paulo é um programa permanente de combate à fome e ao desperdício. Todos os dias recolhe alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que continuam próprios para o consumo, e distribui para instituições sociais que necessitam complementar refeições servidas diariamente para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atualmente ele é desenvolvido em 19 unidades do Sesc no estado. 

Temos vários números que falam sobre Mesa Brasil. Mas quem tem muita coisa pra contar mesmo são as pessoas que todos os dias trabalham para o programa acontecer. Vamos apresentar cada uma das unidades que operam o programa com dados e histórias contadas por um integrante da equipe.

A série começa no Sesc Bauru, onde o Mesa foi implantado em 2003. Por lá, hoje contamos com 3 caminhões e atendemos 92 instituições por meio da parceria com 63 doadores. A equipe é formada por 3 motoristas, 3 ajudantes, uma nutricionista, uma estagiária de nutrição e um analista administrativo, o Valdir, que você vai conhecer no vídeo.

Hoje o Mesa Brasil está em todo o país. Mas ele começou em São Paulo, mais precisamente no Sesc Carmo, em 1994. Atualmente ele opera com 5 caminhões, atendendo 113 instituições por meio da parceria com 58 doadores. Lá, o programa conta com uma equipe de 18 pessoas. São 5 motoristas, 7 ajudantes, uma estagiária de nutrição, 3 analistas administrativos e duas nutricionistas. A Sheila, que é a coordenadora, nos contou um pouco do seu trabalho e de suas inspirações neste depoimento.

2004 foi o ano em que o Sesc Rio Preto passou a operar o Programa Mesa Brasil. Com dois caminhões, atualmente são atendidas 58 instituições com a coleta realizada em 22 doadores. A equipe é formada por 7 pessoas. Um deles é o Gregorio, que começou como ajudante e hoje é motorista de um destes caminhões.

O Sesc Santo André chegou pra somar ao Mesa Brasil em 2008. Hoje temos 3 caminhões circulando na cidade e região para realizar a colheita urbana em 103 doadores. Assim é possível atender 58 instituições sociais. A equipe é formada por 8 pessoas. O Otacílio chegou há pouco mais de 2 anos e já tem um monte de histórias pra contar.

 

**

Saiba mais sobre sobre o Mesa Brasil em sescsp.org.br/mesabrasil