Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro o meu espaço no compasso da cidade

A nossa vida acontece na cidade, nas ruas, nas praças, no uso de transporte público, na vida em vizinhança no bairro e na comunidade, nos espaços de cultura, e em tudo aquilo que exploramos ao sair de nossas casas. É por isso que explorar plenamente as nossas cidades significa cidadania e qualidade de vida na longevidade, pois propicia a ampliação de possibilidades de socialização, amizades, aprendizados e trocas de saberes.

É nesse sentido que a Semana de Prevenção de Quedas em Idosos deste ano tem por objetivo compartilhar dicas e reflexões sobre a importância de prevenirmos as quedas no explorar da cidade e sobre como os espaços públicos podem ser plenamente vivenciados e ocupados pelas pessoas idosas.

Mover-se na cidade significa pensarmos na mobilidade urbana e em seus desafios. As estatísticas apontam que 22% das quedas em pessoas idosas acontece justamente fora de casa e que no Brasil, 30% das vítimas de atropelamento são pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, ficar em casa não previne quedas, pelo contrário, é o movimento e o exercício do viver pleno que ativa nossos corpos para que possamos realizar as atividades cotidianas. Quanto mais isolamento em nossas casas, maiores são as nossas chances de cair, pois a imobilidade pode trazer a perda do equilibro e da agilidade na vida diária.

O que precisamos é prevenir as quedas diante dos obstáculos da cidade: o trânsito e o transporte público com seus ritmos acelerados, os semáforos e faixas de pedestre disfuncionais, as ruas e calçadas em condições ruins de acessibilidade, a iluminação e a sinalização pública nem sempre amigáveis, entre outras questões.

Organizando nossa vida nas cidades e utilizando boas práticas para prevenir possíveis quedas significa estar apto a ocupar, a transformar e a colaborar para que as cidades se tornam cada vez mais, não só amigas do idoso, mas espaços de protagonismo da Geração 60+.

 

Semana de Prevenção de Quedas em Idosos, acontece de 22 a 30 de junho, com atividades em todas as unidades do Sesc São Paulo.

Acompanhe a programação aqui ou acesse: sescsp.org.br/prevencaodequedas