Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Relações Humanas e Desigualdade na América Latina

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, a América Latina é uma das regiões com mais desigualdade no mundo.

Desigualdades raciais, de gênero e étnicas, diferenças de renda entre a população branca e afrodescendente, entre homens e mulheres. O  encarceramento em massa dobrou em 19 anos, totalizando 1,4 milhão de presos em 2018, e a maioria da população carcerária é negra, pobre, jovem e com baixa escolaridade.

Quando o assunto é educação, dados apontam os menores índices de conclusão do Ensino Fundamental II, e o Brasil como o país que tem a pior taxa entre a população mais pobre, sendo apenas 35% de alunos formados, enquanto o índice médio no Chile fica próximo aos 70%. O acesso a internet, ainda é escasso para algumas parcelas das populações. Em 2015, no Brasil, pouco mais de 15% das famílias consideradas como baixa renda tinham internet em casa e entre os 20% mais ricos a proporção era de pouco mais que 70%.

Até mesmo necessidades mais básicas, como o saneamento, por exemplo, de acordo com o Informe Regional da Conferência Latino-Americana de Saneamento, 4,9% dos 651 milhões moradores da região, não têm acesso a instalações.

Com o propósito de promover reflexões sobre a Agenda Global da ONU para 2030, centrada nos acordos firmados no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o Sesc São Paulo, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) e Conselho Internacional de Bem-Estar Social América Latina (CIBS), realiza a Pré-Conferência Latino-Americana Relações Humanas e Desigualdade na América Latina, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Sesc Santana.

O encontro pretende fomentar a discussão sobre as relações humanas na região em um contexto de desigualdades e desafios. O resultado será apresentado na Conferência Mundial SWESD 2020 em Rimini, na Itália, no ano que vem.

Buscando, ainda, promover o diálogo com profissionais de diferentes países, compartilhar informações sobre políticas públicas e direitos humanos e divulgar iniciativas de organizações da sociedade civil, traz como participantes pesquisadores e estudantes da área para reflexões sobre as práticas sociais contemporâneas no continente.

 

Clique aqui para fazer a inscrição.

 

Veja a programação completa abaixo:

 

26 de junho (quarta-feira)

9h Credenciamento

10h Abertura

10h30 Conferência - Desigualdade: fenômeno multidimensional na América Latina Palestrante: Vicente de Paula Faleiros (BRA)

Mediadora: Aline Rodrigues (BRA)

12h Almoço

13h45 Intervenção

14h Mesa temática - Desigualdade, Espaço e Território

Palestrantes: Paola Andrea Jirón Martínez (CHL) | José Eduardo Martins Felício (PAR) | Laís Wendel Abramo (CHL)

Mediador: Suamit Marques Barreiro (BRA)

16h Intervalo

16h15 Conferência - Vigilância Socioassistencial: o exercício do diagnóstico e da avaliação

Palestrante: Carola Carbajal Arregui (BRA)

Mediadora: Kelly Rodrigues Melatti (BRA)

17h15 Intervalo

17h30 Apresentação Artística: Cia Ballet de Cegos

 

27 de junho (quinta-feira)

9h Credenciamento

10h Conferência - O Serviço Social frente à crise contemporânea e a luta contra a desigualdade: contribuições teórico-práticas

Palestrante: Yolanda Guerra (BRA)

Mediadora: Tânia Maria Ramos Godoi Diniz (BRA)

11h15 Intervalo

11h30 Mesa temática - Defesa Intransigente dos Direitos Humanos

Palestrantes: Luis Daniel Vásquez Valencia (MEX) | Beatriz Eugenia Sánchez-Mojica (COL)

Mediadora: Ana Carolina Balducci de Moura (BRA)

12h30 Almoço

13h45 Intervenção

14h Mesa temática - Ações Sociais Inspiradoras: Promoção das Relações Humanas Palestrantes: Sandra Carla Sarde Mirabelli (BRA) | Xanthis Suárez Garcia (NIC) | Ana Cristina de Almeida Carvalho (URY) | Eugenio Scannavino Netto (BRA) Mediador: Júlio Dojcsar (BRA)

15h45 Intervalo

16h Mesa temática - Como podemos tornar o mundo um lugar melhor até 2030?

Palestrantes: Nélsida Marmolejos (DOM) | Maria Carmelita Yazbek (BRA)

Mediadora: Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho (BRA)

17h Intervalo

17h15 Plenária geral: apresentação das conclusões e recomendações para a Conferência Mundial – SWESD 2020

18h Apresentação Artística: Lamérica