Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Corporifique - encontros formativos de dança

André e Henrique durante ensaio de orientação artística - foto Paola Brunelli - Sesc Catanduva
André e Henrique durante ensaio de orientação artística - foto Paola Brunelli - Sesc Catanduva

O projeto Corporifique, do Sesc Catanduva, é uma ação educativa não-formal na área da dança, com o intuito de formar plateia e valorizar a produção cultural local. Nasceu da vontade de contribuir para o desenvolvimento artístico de bailarinos, que sem esta orientação artística na própria cidade, teriam mais dificuldades de realizá-lo fora dela. 

A partir do desejo de orientação profissional artística de seis bailarinos, já conhecidos no cenário artístico da cidade, o Sesc Catanduva se encarregou de trazer os coreógrafos escolhidos por cada um deles, participando assim ativamente dessa troca de experiências e aprendizado. Cada qual foi escolhido por seu trabalho ímpar e repertório em dança; o que todos os mentores têm em comum é o fato de serem nomes de referência na comunidade artística.

Já imaginou o que é para um bailarino local, poder encontrar e ter ao seu lado a experiência de um artista que ele reconhece e admira? 

Corporifique é então um processo coletivo de orientação em dança, construído conjuntamente, que resultará em seis diferentes apresentações solos, frutos das vivências práticas, que se darão no Sesc Catanduva ao longo do ano. Já tivemos em maio na unidade a presença de Henrique Rodovalho, bailarino, diretor artístico e  coreógrafo e da Quasar, Cia. de Dança. Em junho, é a vez do consagrado bailarino José Carlos Arandiba, o Zebrinha, diretor artístico do Balé Folclórico da Bahia. No mês de julho é a vez de Andrea Pivatto, diretora artística da Divina Dança.

Tivemos a oportunidade de conversar em maio com André Perosa e seu mentor, Henrique Rodoalho, durante o processo de orientação do André, e o resultado desse bate-papo você confere aqui: