Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc em São Paulo propõe reflexões sobre a Ética no Turismo

Ilustração: Elisa Carareto
Ilustração: Elisa Carareto

O Sesc em São Paulo realiza a 2ª edição do Ciclo Ética no Turismo, ampliando as reflexões sobre os dilemas éticos enfrentados por turistas, governos, prestadores de serviços turísticos, comunidades anfitriãs e outros atores da atividade.

Trata-se de uma série de encontros, palestras e cursos mensais que acontecem no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc desde o dia 13 de julho, quando houve a abertura do Ciclo pelo professor Renato Janine Ribeiro, com a palestra “Para que um código de ética?”. O evento de abertura contou com transmissão ao vivo pelo facebook do Sesc São Paulo e o lançamento do Caderno de Cidadania – Ética no Turismo, uma produção que reúne temas debatidos durante a primeira edição do ciclo.

Além de Janine, foram convidados para o ciclo nomes como o do fotógrafo João Correia Filho, da pesquisadora Livia Aquino e do pesquisador espanhol e coordenador da Alba Sud, Ernest Cañada. Entre os temas abordados estão as proposições éticas e filosóficas sobre o turismo, relações de trabalho, turismofobia, turismo e patrimônio afro-brasileiro, fotografia  e experiência turística e desigualdades sociais.

Signatário do Código Mundial de Ética do Turismo desde 2015 e prestes a completar 70 anos de trabalho com o Turismo Social, o Sesc São Paulo adotou como principal ação da instituição nesse campo a mobilização de agentes de turismo por meio da promoção de difusão e reflexão sobre os valores do Código, principalmente dos grandes dilemas éticos que a atividade turística provoca. Essa linha de ação corresponde à essência educativa do trabalho desenvolvido pela instituição em turismo social, que pode ser encontrada nos seus roteiros turísticos, na hospedagem social do Centro de Férias Sesc Bertioga ou nas ações reflexivas como as propostas no Ciclo e na publicação.

Você pode ler o Caderno de Cidadania - Ética no Turismo abaixo ou acessá-lo em seu celular ou tablet, pelo aplicativo do Sesc no Google Play ou na App Store

 

Ciclo Ética no Turismo - Programação

 

ABERTURA

Pra que um código de ética?
Com o professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro.
Dia 13 de julho de 2017, quinta, às 19h30. 
Transmissão ao vivo realizada pelo facebook.com/sescsp

Lançamento do Caderno de Cidadania - Ética no Turismo
Produção do Sesc São Paulo com destaques dos temas debatidos na 1ª edição do Ciclo Ética no Turismo
 

 

JULHO

Perspectiva crítica do turismo: proposições éticas e filosóficas 
Uma análise filosófica e crítica do turismo a partir de uma perspectiva latino-americana.
Dia 24 de julho de 2017, segunda, das 14h30 às 16h30.

Com Alexandre Panosso Neto, livre docente em Teorias do Turismo e professor da EACH-USP.

 

AGOSTO

Fotografia e a experiência turística

Reflexões sobre a relação contemporânea das viagens com a imagem e a fotografia e as questões éticas envolvidas.
Dia 31 de agosto de 2017, quinta, das 14h30 às 16h30

Com João Correia Filho, jornalista que desenvolve projetos relacionados a fotografia e literatura, autor de três guias turístico-literários: São Paulo, literalmente, À luz de Paris e Lisboa em Pessoa, com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti 2012. Lívia Aquinoprofessora e artista visual, Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela UNICAMP, autora do livro "Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo" (2016).

 

SETEMBRO

Relações de trabalho no Turismo: panoramas e desafios
Quais modelos de negócios preponderam atualmente na área turística? Como afetam os trabalhadores? Como impactam a precarização do trabalho?
De 27 a 29/09 das 14h às 17h.

Com Prof. Ernest Cañada
Coordenador do Alba Sud, (Barcelona, 1968), coordenador do Alba Sud - centro de pesquisa especializado em turismo responsável e trabalho digno; docente da Escola Universitária de Hotelaria e Turismo da Universidade de Barcelona; especialista do Conselho de Turismo y Cidade do Município de Barcelona. 

 

OUTUBRO

Turismofobia: um cenário distante na realidade brasileira?
Análise sobre o movimento que vem pressionando diversas cidades pelo mundo e debatendo o futuro do turismo.
De 09 a 10, segunda e terça, das 14h às 17h

Com Alan Quaglieri Domínguez
Membro do Grupo de Pesquisa de Análise Territorial e Estudos Turísticos do Departamento de Geografia da Universidade Rovira i Virgili (España). Membro do conselho docente de Ostelea School of Tourism and Hospitality de Barcelona. 

 

NOVEMBRO

Turismo e patrimônio afro-brasileiro: dilemas e questões
Quais os desafios dos roteiros turísticos para uma abordagem antirracista da história e cultura negra?

 

DEZEMBRO

Exportando paraísos: desigualdades sociais e os modelos de desenvolvimento turístico
Reflexões sobre aspectos sócio-econômicos do turismo nas sociedades contemporâneas.

 

Acompanhe a programação em:
sescsp.org.br/eticanoturismo