Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontros e novas experiências acontecem no espaço Graneleiro

Graneleiro: espaço com mais de 3.000 m² de área construída (Foto: Felipe Regis)
Graneleiro: espaço com mais de 3.000 m² de área construída (Foto: Felipe Regis)

Um ponto de articulação de pessoas e novas experimentações: esse é o espírito do Graneleiro, o espaço noturno do FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2017. Artistas, plateia, produtores e técnicos, além do público em geral, são convidados ao encontro e às trocas de experiências. Ambientado em um espaço com mais de 3.000 m² de área construída, o Graneleiro, que serviu como silo entre as décadas de 1940 e 1960, empresta sua arquitetura de influência inglesa para as noites de celebração do FIT Rio Preto com DJs, performances, intervenções e shows musicais. A programação é voltada para maiores de 18 anos. A entrada é gratuita e é preciso retirar ingressos no local, a partir de 1 hora antes da abertura de cada noite.

A programação coloca o DJ rio-pretense Basim como residente do espaço. Todas as noites, de 6 a 15 de julho (exceto dia 9), o DJ, que foi campeão do DMC Brasil 2016, apresenta nas suas carrapetas uma seleção de música negra norte-americana dos anos 70, o soul/funk brasileiro da década de 1980 e o hip-hop universal.

Além do residente Basim, outros DJ’s foram convidados para embalar as noites do Festival. Entre eles estão Miltinho Verderi, ator e diretor teatral já conhecido da cena cultural da cidade que, no domingo (9), mostra seu free style. Harlen Félix, jornalista, ator, articulador cultural, blogueiro, e também DJ, passeia por diferentes gêneros e décadas da música popular brasileira e apresenta variações sobre o pop, o rock, a disco e a indie na segunda (10).

A programação do Graneleiro traz ainda o lançamento do livro “Imaginai! O Teatro de Gabriel Villela”, organizado pelo crítico e jornalista Dib Carneiro Neto e pelo ator e pesquisador Rodrigo Audi. A publicação retrata 30 anos da trajetória do diretor mineiro Gabriel Villela. Lançado pelas Edições Sesc, abarca imagens impactantes de espetáculos e shows, além de textos do próprio encenador e de críticos, artistas e parceiros. O lançamento acontece no dia 13 de julho, quinta, e tem a participação de Gabriel Villela, Dib Carneiro e Rodrigo Audi, seguido de sessão de autógrafos.

Outro destaque da programação é o chamado Mic Aberto, o microfone aberto, que convida muitos dos artistas que estarão nos espetáculos da programação do Festival a se aventurar e fazer outro tipo de participação no FIT: ocupar o microfone com suas considerações sobre temas diversos, que vão da poesia à não concordância; do grito de alerta ao brado de repulsa. A primeira noite (6) terá a participação de Luiz Carlos Vasconcelos, diretor do espetáculo de abertura do Festival “Suassuna - O Auto do Reino do Sol”.

Os shows também ocupam o Graneleiro. Na primeira noite (6) tem jazz com Eliane Zacharias e Esdras Nunes. O duo de voz e piano apresenta standards do jazz e do soul, a partir da década de 1930, ponto áureo do ritmo, até os dias atuais. No sábado (8) tem Renato Godá, considerado um dos mais inventivos nomes de sua geração, o cantor e compositor escreve músicas românticas que transbordam no palco a atmosfera esfumaçada dos cabarés. No dia 14 é a vez power trio rio-pretense Centro da Terra, formado por Fred Pala, Guilherme Pala e Zeca Mustang, mostrar músicas próprias e resgatar o rock brasileiro setentista.

Para se “abastecer” durante as noites do Graneleiro será possível provar a comida de food trucks que estarão integrados ao espaço.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

No vídeo, o Coordenador Executivo do FIT, Jorge Vermelho, apresenta os destaques desse espaço que promove encontros e novas experiências entre artistas e público. Saiba mais em http://bit.ly/GraneleiroFIT
 

O FIT Rio Preto acontece de 6 a 15 de julho e é uma realização da Prefeitura Municipal de Rio Preto e Sesc São Paulo.