Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Educação e meio ambiente no Sesc SP

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, chamando a atenção para a importância da conservação do patrimônio natural e da dignidade humana.

A data permanece como um marco disparador para a sensibilização da sociedade quanto ao contexto atual. O Sesc SP, valendo-se deste ponto de convergência, intensifica  sua programação neste sentido, ampliando abordagens que também acontecem ao longo do ano. 

De forma permanente, o tema da sustentabilidade está presente nas programações socioeducativas nas Unidades do Regional, estimulando o diálogo, a participação, a criação e a fruição, por meio de experiências significativas, individual e coletivamente.

 

 

Legenda: Horta Agroecológica do Sesc Interlagos - Jeff Dias

Esse conjunto de ações envolve: um Centro de Educação Ambiental que tematiza a relação “Entre a Serra e o Mar” e a Reserva Natural do Sesc, ambos em Bertioga, o contato direto com a natureza nos viveiros de plantas, hortas e trilhas, em Itaquera, Interlagos, Taubaté; a valorização das práticas tradicionais de cultivo de menor impacto ambiental, como o sistema agroflorestal; diversos projetos de formação de educadores, como o que acontece em Sorocaba, Educação pelo Envolvimento, que reúne especialistas na área de educação para dialogar com educadores da rede municipal de ensino, em parceria com as Secretarias de Educação e Secretaria do Meio Ambiente. Outro projeto que visa compartilhamento de experiências e práticas voltadas a transformação socioambiental é o Encontro de Saberes, realizado em Itaquera.

Legenda: Esqueleto de uma baleia que faz parte do Centro de Educacão Ambiental do Sesc Bertioga - Dani Sandrini

Uma abordagem inovadora sobre a invisibilidade dos rios da cidade de São Paulo deu-se com a instalação Rio Des.Cobertos, que conta com uma maquete com projeções interativas e várias estratégias pedagógicas, abordando a temática socioambiental na perspectiva da tecnologia e das artes visuais. 

Legenda: Galeria de fotos da instalação Rio Des.Cobertos - Foto: Estúdio Laborg 

Associada às questões do desenvolvimento do território local, o Sesc SP realiza  o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, desde 2012, identificando e compartilhando  experiências voltadas à proteção do ambiente e das pessoas em nível comunitário, além de estimular o intercâmbio de iniciativas transformadoras da realidade numa perspectiva ética e sustentável. Com esta perspectiva, o projeto Pétala por Pétala, mostra anual de boas práticas ambientais que acontece no Sesc Interlagos, reúne iniciativas da zona sul de São Paulo para compartilhar suas práticas e saberes num evento cultural.

Outra frente de atuação da área de Educação para a Sustentabilidade enfoca a responsabilidade do Sesc SP quanto à produção e à destinação dos resíduos de suas atividades. O programa Lixo: Menos é mais desenvolve uma série de orientações e medidas para lidar com os resíduos, buscando minimizar a geração e organizar o descarte de forma menos impactante.

Com este breve panorama, destaca-se que a temática socioambiental compõe a programação de forma contínua e transversal. As unidades do Sesc promovem reflexões e vivências que reafirmam a intenção de estabelecer uma nova relação entre sociedade e ambiente, baseada no estímulo para que as pessoas sejam cada vez mais conscientes e atuantes na defesa da vida, da integridade do ambiente, da justiça social, da solidariedade, dos direitos humanos, da democracia e da ética, elementos que constituem uma sociedade sustentável.

Então, aproveite o alerta do dia 5 de junho para pensar e rever suas atitudes!