Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Filipe Grimaldi e sua experiência na fábrica

Oficina de Criatividade | Sesc Pompeia
Oficina de Criatividade | Sesc Pompeia

Tudo começou no final de 2014, com o convite do Sesc Pompeia para participar do projeto Design Mão na Massa, que integrava o quadro das Oficinas de Criatividade, o qual reunia professores clássicos e novos, retomando as manualidades do design. Eu era um deles e, naquele ano, apresentei o curso Letrismos - Introdução a Caligrafia e Hand Lettering.

O curso foi muito bom e, no encerramento, gravamos um vídeo sequenciando os trabalhos finais dos alunos. Tudo o que trabalhei ali acabei aplicando em outras turmas, tanto no Sesc quanto fora dele. Acabei escalado para os cursos regulares e ministrei o curso O Letrista - Caligrafia e Lettering nos dois semestres de 2015 e no primeiro deste 2016.

Isso tudo me proporcionou aprender, como professor, a controlar expectativas e encaminhar cada aluno para seu exato objetivo, tirando o melhore dele, na intenção dele. Neste ano, em virtude da evolução dessas 3 turmas e do momento em que o país vive, resolvemos unir uma alavanca na qualidade dos trabalhos somado ao empoderamento do protesto e da posição social. Como professor, demorei muito tempo a me posicionar sobre determinados assuntos e achei que, ali, deveria dar espaço para que todos os alunos falassem o que quisessem. O resultado foi, claro, trabalhos incríveis e extremamente profissionais, cheios de consciência e representando exatamente o que cada um era em sala de aula.
E levar esse material para a internet serve também como uma espécie de apresentação de trabalho em grupo, onde apresentamos aos nossos companheiros todo o processo e o resultado final do que fizemos.

Aqui, toda a produção desta última turma:


*Filipe Grimaldi é letrista e diretor de arte. Há dez anos desenvolve projetos e trabalhos comerciais e autorais de design e tipografia. Nos últimos quatro anos, focou seu trabalho no estudo das técnicas manuais de caligrafia, e hoje realiza projetos de sign painting e lettering para diversos clientes.