Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Feira de ideias promove a sustentabilidade no Sesc Itaquera

O Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera, Gustavo Faria, convida você a participar da Feira de Ideias: um espaço de encontro e diálogo para iniciativas que fortalecem a Educação para a Sustentabilidade na região do Sesc Itaquera. O objetivo principal é celebrar e ampliar a troca entre experiências com grupos locais que realizam um trabalho transformador e inspirador de modos de vida sustentáveis. 

Confira a programação completa da Feira:
 

Expositores

Em frente ao Café Aricanduva - Dias 5 e 12 de Junho de 2016 - Domingo, das 10h às 15h

Associação dos Produtores de Orgânicos da Zona Leste


Exposição e venda de alimentos orgânicos como: frutas, verduras e hortaliças produzidas pelo grupo de agricultores da região Leste. Veja a entrevista com Andreia Perez representante da Associação e confira o mapa de hortas que comercializam na Zona Leste.

Coreji – Cooperativa de Reciclagem Jardim Ipanema
Exposição de trabalhos do grupo de catadores de materiais recicláveis que integra as reuniões do Fórum Coleta Seletiva Zona Leste Faz! em prol de melhorias de condições de vida e trabalho para os catadores e suas famílias.

Centro de Práticas Naturais de São Mateus

Exposição dos trabalhos do grupo que realiza atendimentos terapêuticos voltados à medicina tradicional e práticas integrativas em saúde, atuando também na implantação de canteiros de ervas aromáticas nas Unidades Básicas de Saúde da região. 

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – CRS Leste
Apresentação das atividades do programa realizadas pelos agentes de promoção ambiental e gestores ambientais das UBS da Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

Quebrada Sustentável
Exposição de trabalhos do empreendimento socioambiental educativo que trabalha com Permacultura e Agroecologia no Viveiro Escola União de Vila Nova. 

Natural da Mata
Exposição de produtos do coletivo Natural da Mata, empreendimento socioambiental que valoriza a cultura local a partir da elaboração pratos e quitutes preparados com espécies da Mata Atlântica.


Programação

vivência
Mato que se come
Com a pesquisadora Helena Ronchi
Caminhada para reconhecimento das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs – que crescem de forma espontânea nos Pólos de Educação Ambiental da Unidade.
Ponto de Encontro: Café Aricanduva
Dia 5. Domingo, às 10h30

intervenção
O Canto das Águas
Com Coletivo Alma


Três atrizes do Coletivo Alma acompanhadas por um músico percussionista cantam sobre os rios paulistanos, resgatam memórias em imagens refletidas nas águas escuras e densas da grande cidade.
Praça de Eventos
Dia 5. Domingo, das 13h às 14h

oficina
Produtos Ecológicos: Saúde do Corpo e da Casa
Com Quebrada Sustentável
Produção de cosméticos naturais e produtos de limpeza ecologicamente corretos.
Distribuição de senhas 1 hora antes do início da atividade. 
Mirante do Lago
Dia 5. Domingo, às 13h30

vivência
Feira de Troca de Sementes
Com o Coletivo Quebrada Sustentável


Espaço para a exposição e troca de mudas e sementes crioulas, incentivando a reprodução de sementes não modificadas geneticamente. 
Café Aricanduva
Dias 5 e 12. Domingo, das 10h às 15h

vivência
Práticas Naturais com Ervas Aromáticas
Com Centro de Práticas Naturais de São Mateus
Caminhada até o ervanário do Sesc Itaquera seguida de conversa do uso e aplicabilidade das ervas aromáticas no âmbito da saúde e do cotidiano das comunidades.  
Ponto de Encontro: Café Aricanduva
Dia 12. Domingo, das 10h30 às 12h

oficina
Espalhando Biodiversidade
Confecção de bolinhas de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica, que podem ser lançadas nos espaços públicos urbanos e contribuir para ampliação das áreas verdes na cidade.
Mirante do Lago
Dia 12. Domingo, às 13h30

encontro
Conhecendo Hortas Urbanas da Zona Leste


Visita orientada a duas hortas urbanas da região que fazem parte da Associação dos Produtores Orgânicos da Zona Leste, a Horta da Vila Nancy e a Horta do Jardim Walkiria.

Vagas limitadas. Inscrições antecipadas nas Centrais de Atendimento do Sesc Itaquera, por meio dos telefones (11) 2523-9326/9309 ou pelo email inscricao@itaquera.sescsp.org.br. Envie uma mensagem com o título HORTAS ZONA LESTE, contendo nome, RG e telefone para contato e aguarde confirmação.
Não recomendado para menores de 14.
Ponto de encontro: Mirante do Lago
Dia 18. Sábado, às 9h30

***

Saiba mais sobre a programação ambiental do Sesc Itaquera na entrevista completa com Gustavo Faria.