Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Pará é aqui!

Em março, o Sesc Ribeirão Preto te leva aos encantos do Norte brasileiro sem que você precise sair da cidade. Por meio da música, gastronomia, literatura e dança, o Festival da Cultura Paraense vai apresentar esta terra de muitas surpresas e expressividade cultural autêntica, dentro do Outras Viagens, eixo do Turismo Social do Sesc.

Entre os destaques da programação, que começa neste sábado (5/3), está Beth Cheirosinha. Erveira do Ver-o-Peso, tradicional feira de Belém, esta carismática personagem é uma autêntica paraense. Descendente de indígenas e de ex-escravos, herdou da mãe e da avó o conhecimento tradicional popular sobre as plantas da floresta amazônica. Beth compartilha seus saberes com o público na Área de Convivência do Sesc Ribeirão no dia 24 de março, a partir das 20h30.

O Pará também inspira conversas e oficinas. O escritor Iran de Souza abre a programação literária com o bate-papo Crônica Histórica e Sentimental de Belém, no dia 10 de março. No dia 12, sábado a partir das 10h30, o ilustrador e designer gráfico Sérgio Bastos traz sua série Belém Tem Disso, com cerca de 400 desenhos sobre o tema. No dia 15 de março, o fotógrafo e jornalista Lucas Ohana, fundador e administrador da galeria digital Belém Photos, apresenta seu olhar no café fotográfico Belém e Suas Belezas. Os atrativos da capital paraense também são tema do bate-papo Belém do Pará e seus 400 anos, com o guia turístico Michel Pinho, no dia 18/3. Os caminhos que vão de Alter do Chão, considerado o Caribe Amazônico, até a Ilha de Marajó, maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, estarão na oficina Viajante Conectado, com o guia Cadu de Castro, atividade que encerra a programação no dia 30 de março, no Espaço de Tecnologia e Artes.


Carimbó gostoso, pra dançar colado

Dona Onete é uma artista que desafia o destino: começou a cantar aos 70, lançou o primeiro CD aos 73 e fez sua primeira turnê internacional aos 76. Hoje canta as histórias, causos e lendas que viveu. Participou de importantes grupos folclóricos e interpretou uma cantadora de carimbó no filme Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, estrelado por Camila Pitanga. Conhecida como rainha do chamegado, faz uma mistura atraente entre carimbó, merengue, lambada e guitarrada. A musa paraense apresenta o show Feitiço Caboclo no palco do Galpão de Eventos no dia 11 de março, a partir das 20h30.

 

Sabor bem brasileiro

Considerada uma das culinárias mais brasileiras do país, a gastronomia do Pará tem a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Nos dias 5 e 6/3, o Mestre Toni de Souza apresenta o melhor da cozinha paraense na oficina Culinária Pai d’égua, das 10h30 às 12h. 

Dona Nena, paraense da Ilha do Combu em Belém, dá continuidade à programação gastronômica com a oficina Sabores do Pará – Chocolate da Ilha do Combu, com direito a degustação! Seu chocolate caseiro 100% cacau, produzido no quintal de casa, rompeu as fronteiras da ilha e faz sucesso em vários restaurantes nacionais.

O festival de sabores paraenses continua na Comedoria do Sesc Ribeirão Preto: de 8 a 13 de março, a Castanha do Brasil, típica de florestas virgens como a Floresta Amazônica, estará presente no nosso cardápio.

 

Para todas as idades

Nos domingos de março, Naná Bertchelly vai contar as histórias que fazem parte do folclore da região Amazônica para pais e filhos. Na programação estão as lendas do Boto, do Saci Pererê, Uirapuru e Curupira, sempre às 15h, no Quintal. A atividade é gratuita e o acesso é livre.


Serviço:
FESTIVAL DA CULTURA PARAENSE
De 5 a 30 de março no Sesc Ribeirão Preto

Dona Onete, a mulher paraense - Feitiço Cabloco
Com Dona Onete e Banda
Dia 11, sexta, às 20h30
Galpão de Eventos. 10 anos.
Ingressos

Culinária Pai d´égua, o melhor da cozinha paraense – Oficina com Toni de Souza
Dias 5 e 6/3, sábado e domingo, das 10h30 às 12h
Oficina 2. Vagas limitadas. Grátis.
Inscrições

Crônica Histórica e Sentimental de Belém - Bate papo literário com Iran de Souza
Dia 10/3, quinta, das 20h às 21h30
Oficina 3. Vagas limitadas.  Grátis.
Inscrições

Belém Tem Disso, um olhar sobre a Amazônia – Bate-papo com Sérgio Bastos
Dia 12/3, sábado das 10h30 as 12h
Oficina 3. Vagas limitadas.  Grátis.
Inscrições

Belém e suas belezas - Café fotográfico com Lucas Ohana
Dia 15/3, terça, das 20h às 22h
Espaço de Tecnologias e Artes. Vagas limitadas. Grátis.
Inscrições

Belém do Pará e seus 400 anos - Bate papo com Michel Pinho
Dia 18/3, sexta, das 20h às 21h30.
Auditório. Vagas limitadas.  Grátis.
Inscrições

Sabores do Pará – Chocolate da Ilha do Combu – Bate-papo com Dona Nena
Dia 19/3, sábado, das 10h30 as 12h30.
Oficina 3. Vagas limitadas. Grátis.
Inscrições

Beth Cheirosinha, a erveira do Ver-o-Peso
Dia 24/3, quinta, das 20h às 22h
Área de Convivência. Acesso Livre.

Viajante Conectado – De Alter do Chão à Ilha de Marajó - com Cadu de Castro
Dia 30/1, quarta, das 20h às 22h
No Espaço de Tecnologia e Artes. Vagas limitadas. Grátis.
Inscrições

As Lendas da Amazônia - Contação de histórias do Naná Bertchelly
Domingos, às 15h, no Quintal. Grátis.

06/3 - A lenda do Boto
13/3 - A lenda do Saci Pererê
20/3 - A lenda do Uirapuru
27/3 - A lenda do Curupira