Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Dia Mundial da Saúde 2016

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para intensificar a difusão de informações, buscar intercâmbios e realizar ações educativas com o objetivo de promover saúde. Em 2016, o tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a data é o Diabetes, uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar de modo adequado a insulina que produz.

Dados da OMS indicam que 350 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença atualmente, um número que deve mais que duplicar nos próximos 20 anos. O diabetes tipo 2, que representa 90% dos casos de diabetes na população, está fortemente ligado a questões como a obesidade e o sedentarismo, fatores de risco comuns a diversas doenças, que precisam ser combatidos em ações conjuntas entre os diversos atores da sociedade.

Nesse contexto, o Sesc reitera seu papel nas comunidades em que atua ao promover em suas unidades o acolhimento, o encontro entre as pessoas, a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a promoção da saúde de forma ampla. Ao oferecer ao público possibilidades para a prática de atividades físicas, alimentação adequada, acesso à cultura e ao lazer, proporciona também as condições essenciais para a conquista da saúde e qualidade de vida.

O Dia Mundial da Saúde, desta forma, é uma oportunidade para intensificar um compromisso já existente, enriquecendo a grade de atividades relacionadas a temas como o diabetes, as doenças crônicas, o envelhecimento, alimentação saudável e as alternativas ao sedentarismo. Tudo isso de maneira não formal, nas mais diferentes linguagens, com vivências (Saúde e Cultura com Doçura, no Sesc Itaquera), bate-papos com profissionais da área (Sua Saúde Agradece, no Ipiranga e Santana; e Um Olhar Holístico sobre o Diabetes, em Campinas), instalações (Açúcar: Vilão ou Mocinho? e Quanto tem?, em São José dos Campos ), palestras (Espaço Minha Saúde – RepousoNutrição e Movimento, em Santo Amaro ), campanhas de medição de glicemia (em Santo André, Santo Amaro, Bom Retiro e Santos), práticas (Meditação, no Belenzinho) e cursos (Ayurveda, no Sesc Consolação), entre muitas outras atividades. Confira a programação completa aqui.