Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um grito de socorro!

O ator Luiz Fernando representa Cesar, um homem que tenta acabar com a própria vida
O ator Luiz Fernando representa Cesar, um homem que tenta acabar com a própria vida

Todo mundo tem algum segredo nesta vida, não é mesmo? Às vezes eles se refletem em conflitos que não conseguimos resolver, que não encontramos saída. E para tentar solucionar gritamos, pedimos socorro, mas talvez a nossa voz não seja ouvida. Imerso nesta situação, Cesar, vivido pelo ator e produtor cultural Luiz Fernando Almeida, expõe seus segredos no espetáculo Gotas de Codeína. A peça será apresentada em Araçatuba nos próximos dias, incluindo a programação da Semana da Diversidade Sexual.

Suicídio, família, amor, sexualidade e felicidade são alguns dos temas que serão abordados ao longo da apresentação. O público será convidado a fazer uma viagem às profundezas de suas vísceras, refletindo sobre seus conflitos ao conhecer o cotidiano de Cesar. O personagem é um homem comum. É casado, tem uma filha e emprego, mas não pode viver sua vida em plenitude, porque aprendeu que era errado. Através de ações cotidianas, como um lanche e uma conversa, o público vai conhecendo a fundo a vida desse homem.

Codeína é um remédio para aliviar a dor. Esse sentimento ultrapassa o físico e entra nos pensamentos e se torna rotina para quem pensa no suicídio. Por isso o espetáculo traz esse nome, refletindo a condição em que Cesar se encontra. O processo de criação durou três anos, incluindo leituras, entrevistas com pessoas que tentaram o suicídio e psiquiatras. “Tocar na ferida” e falar sobre um tema que causa receio nas pessoas é uma das finalidades do espetáculo. Luiz Fernando começou a pesquisar o tema em 2011, quando deparou-se com estatísticas de suicídio alarmantes no Brasil, apresentando aumento sobretudo em relação a população LGBT. “O teatro tem o poder de colocar este assunto em pauta e levar o público a uma reflexão. Não faço apologia ao suicídio. Quero apenas mostrar que às vezes não reconhecemos os sinais e acabamos deixando de ajudar quem grita, em silêncio, por socorro”, ressalta.

Depois que a peça estava pronta, surgiu um convite da unidade Sesc Santos, para que a produção integrasse o projeto Ocupação #32, e através dele foi possível desenvolver o processo criativo de ensaios e dramaturgia, num período de quatro meses. Segundo o ator, foi neste momento que perceberam que gostariam de encená-lo dentro do seu próprio apartamento. Após a estreia no Sesc Santos, eles realizaram quatro temporadas de apresentação na residência de Luiz Fernando.

Aliás, não é a primeira vez que o ator está em Araçatuba. Ele também já participou da Semana da Diversidade Sexual. Na primeira edição do evento o ator apresentou o solo “Dama da Noite”, que atualmente está em cartaz em São Paulo. As expectativas do produtor cultural são as melhores possíveis. “Adoro a cidade, tive a oportunidade de conhecer alguns lugares e fui muito bem recebido. Araçatuba é muito bacana e este ano, notamos um crescimento natural no evento que só me traz boas expectativas”, comenta.