Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Palcos do mundo

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo apresenta espetáculos e atividades com artistas de vários países


 

De 4 a 13 de março, as unidades Bom Retiro, Consolação, Pinheiros, Ipiranga e Vila Mariana do Sesc recebem espetáculos de países como França, Polônia, Grécia, Bélgica e Brasil como parte da terceira edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. A programação, que acontece também em outros espaços da capital paulista, conta com workshops, mesas de discussão e outras atividades formativas.

Neste ano, a mostra segue o caminho já traçado nas edições anteriores de trazer um recorte de artistas e obras que se destacam na cena internacional. “O Sesc apoia a Mostra Internacional de Teatro desde a primeira edição”, afirma a assistente de teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc Adriana de Souza. “O trabalho refletido na MITsp dialoga com a missão do Sesc de promover a democratização do acesso e é um importante estímulo à reflexão no campo da cultura. Nesse sentido, além de espetáculos, ofereceremos uma extensa programação de ações formativas, permitindo que o público compreenda o teatro, suas intersecções e múltiplas significações”, completa.

Essas atividades buscam incentivar a reflexão e o olhar crítico sobre os espetáculos, além de proporcionar trocas de experiências entre artistas internacionais e brasileiros. As iniciativas permitem que os profissionais das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação, como na residência artística realizada com o diretor russo Yuri Butusov entre 12 de fevereiro e 5 de março.

Na programação de espetáculos, um dos destaques é Ça ira, do diretor francês Joël Pommerat, em cartaz no Sesc Pinheiros de 4 a 6 de março. A peça é uma ficção política contemporânea inspirada na Revolução Francesa e que fala sobre a luta pela democracia. Outro espetáculo inédito no país é o belga An Old Monk, de Josse de Pauw (de 9 a 13 de março, no Sesc Bom Retiro), que utiliza palavras e notas musicais de forma complementar para contar a história de um senhor que não quer perder a vontade de viver. Entre as estreias brasileiras, está A Tragédia Latino-Americana (de 9 a 13 de março, no Sesc Consolação), parte do novo projeto de Felipe Hirsch e do grupo Ultralíricos, que traz adaptações e fragmentos de obras da literatura latino-americana contemporânea.
 

“O trabalho refletido na MITsp dialoga com a missão do Sesc de promover a democratização do acesso e é um importante estímulo à reflexão no campo da cultura. Nesse sentido, além de espetáculos, ofereceremos uma extensa programação de ações formativas”

Adriana de Souza, assistente de teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc.

Clique aqui e saiba mais.

 

Coisas de mulher

Em março, mês no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Sesc apresenta uma série de atividades com foco em questões femininas. No Sesc Santana, o projeto De|Generadas traz ciclos de conversas, performances, intervenções visuais, contação de histórias, sessões de cinema e shows que têm como foco a necessidade de discussão sobre os direitos femininos e as situações de violência enfrentadas pelas mulheres. No Sesc Belenzinho, espetáculos, shows, intervenções, debates e oficinas fazem parte da programação Arte – Substantivo Feminino. Como parte do Move, campanha para aumentar a prática físico-esportiva no país, o Move Mulher leva a diversas unidades do Sesc modalidades que incentivam o público feminino a praticar atividades físicas.

 

Festa do cinema

De 17 a 23 de março, o CineSesc recebe a quarta edição da Mostra Tiradentes SP, que apresenta na capital paulista filmes que estiveram na Mostra Tiradentes, realizada em janeiro em Minas Gerais. A programação, que traz um panorama da produção do cinema independente contemporâneo brasileiro, conta com a exibição de 33 filmes, entre longas e curtas-metragens, além de debates e oficinas com profissionais de diversas regiões do Brasil. Nesta edição, o festival apresenta também uma retrospectiva de filmes do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci.

 

Moda em destaque

A partir de 16 de março, o Sesc Ipiranga aborda diferentes aspectos do cenário da moda, com exposição, instalações e performances na programação #ForadaModa. Os estilistas Fause Haten, Fernanda Yamamoto e Karlla Girotto fazem parte do projeto, que também oferece cursos e oficinas. As atividades se estendem até setembro e têm como principais temas o hibridismo entre moda e arte, o resgate de técnicas de costura, a valorização do fazer manual e o debate sobre a indústria da moda.

Confira a programação no portal Sesc São Paulo.
 

Para as crianças

Durante as férias escolares, o Sesc Consolação ofereceu uma programação especial de teatro infantil em comemoração aos 30 anos do Grupo Sobrevento. Uma das seis peças apresentadas de 9 de janeiro a 13 de fevereiro foi Bailarina, montagem especial para bebês concebida em parceria com a Cia. La Casa Incierta, da Espanha, especializada no teatro para o público de seis meses a 3 anos de idade. Íntima e delicada, a peça se utiliza de técnicas do Teatro de Objetos para se comunicar com o público.


NA RUA

No mês de março, o Sesc Campo Limpo apresenta a programação Na Praça tem Teatro de Rua, tratando do gênero teatral que mais interage com os espaços públicos e as pessoas que neles transitam. Com seis espetáculos e uma oficina, o projeto busca também colocar a rua como instrumento para a reflexão e a prática de um teatro crítico e divertido. Os temas que tangenciam os espetáculos trazem à tona discussões como os problemas sociais, o abuso de poder e a política ineficiente.

Clique aqui e conheça a programação de Teatro de Rua no Sesc Campo Limpo.

 

“Compor não é assim tão complicado. Se fosse, poucas pessoas compunham. Agora, compor bem é outra coisa”

Péricles Cavalcanti, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O cantor e compositor se apresentou no Sesc Pompeia no dia 19 de fevereiro.

 

“Me interesso muito pela versão que as mulheres têm a contar, já que quase sempre os porta-vozes de grandes conflitos são homens”

Gabriela Carneiro da Cunha, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. A atriz é uma das idealizadoras do espetáculo Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos, que esteve no Sesc Belenzinho no mês de janeiro.