Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Crescimento e Sociedade

O Sesc São Paulo desenvolve em seus 35 centros culturais e desportivos no Estado uma diversificada oferta de atividades socioeducativas direcionadas a toda a comunidade com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos participativos e integrados à sociedade.

Envolvendo o trabalho com seu canal de TV (o SescTV), com o portal de internet sescsp.org.br, com esta revista E e com a edição de livros, CDs e DVDs, que ampliam o alcance de suas proposições, tais atividades abrangem áreas amplas como cultura, esporte, saúde, alimentação, turismo social, terceira idade e desenvolvimento infantil.

No campo da educação ambiental, a programação oferecida em todo o Estado propõe o incremento da consciência sobre a íntima relação entre bem-estar e as questões que se colocam com a reorganização sempre acelerada das cidades.

Propondo um olhar dedicado sobre a condição da qualidade de vida no meio urbano, o Sesc apresenta seminários, mesas-redondas, palestras e cursos em que tais questionamentos são propiciados em espaços democráticos de participação e debate.

Exemplos do resultado desses diálogos aparecem na própria arquitetura das unidades da instituição no Estado, que possuem e estimulam soluções para a diminuição do impacto ambiental. Os investimentos em projetos e programas que problematizam uma realidade como a da mobilidade urbana, por exemplo, revelam a presença desse tema como parte das discussões da instituição já há décadas, com ações que estimulam o uso da bicicleta, a caminhada e o incentivo ao uso dos meios de locomoção coletivos.

Empenhado com questões dessa natureza, o Sesc entende que seu compromisso traduz a contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo no desenvolvimento de uma sociedade crítica e criativa.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo