Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Plantando Arte na Horta do Sesc Itaquera

Participantes do curso Plantando Arte na Horta<br>Foto: Carol Vidal
Participantes do curso Plantando Arte na Horta
Foto: Carol Vidal

O curso Plantando Arte na Horta, que aconteceu de outubro a dezembro de 2015, propôs o aprendizado das técnicas do grafite e estêncil com a criação de desenhos a partir da observação da natureza nas áreas verdes do Sesc Itaquera. Unindo arte e meio ambiente, os encontros contemplaram vivências de fotografia, decalque de texturas, trilhas ambientais e diálogos sobre sustentabilidade ao se apropriar para a produção artística dos muros da horta, um dos Pólos de Educação Ambiental da unidade.

Para esse projeto, o Sesc Itaquera contou com as parcerias do CRAS - Centro de Referência em Assistência Social da Cidade Líder e dos Centros de Juventude Santa Marcelina, União Cidade Líder e Juntos 4, que auxiliaram na divulgação para jovens atendidos por estes programas sociais.

Acompanhe no vídeo o depoimento do artista visual Paulo O'Meira e dos jovens que participaram do curso:

As oficinas aconteceram semanalmente, das 14h às 17h, com um grupo de 20 jovens. Durante o mês de outubro, com a orientação dos Agentes de Educação Ambiental do Sesc Itaquera, os jovens participaram de trilhas nas áreas verdes, vivências de fotografia e identificação de plantas, decalque de texturas, desenho e produção de matrizes de estêncil. No mês de novembro, as padronagens desenvolvidas pelos participantes foram aplicadas de forma colaborativa nos muros da horta, com a orientação do artista e instrutor Paulo O’Meira*.

* Paulo O’ Meira é formado em Técnico de Artes Gráficas pela Escola Senai Theobaldo De Nigris e graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua desde 2005 como integrante do coletivo “Graffiti com Pipoca” e do Jardim Miram Arte Clube – JAMAC, onde em parceria com a artista Monica Nador é arte-educador desde 2008. Trabalha com design, ilustração e graffiti, concentrando suas narrativas principalmente em intervenções urbanas, onde procura levantar discussões e promover mudanças positivas no espaço físico e nos apreciadores anônimos. A partir deste envolvimento com as correlações e angústias impostas pela metrópole, iniciou os estudos em Arquitetura e Urbanismo para sustentar e embasar de maneira mais profunda suas preocupações em integrar a arte ao espaço público. Conheça o trabalho de Paulo no site: http://cargocollective.com/osmeirapaulo

 

 

Veja as fotos do úlitmo dia do curso:

(Fotos: Carol Vidal)

 

Perdeu?

O Sesc Itaquera oferece uma programação regular para jovens, como os cursos esportivos do Esporte Jovem, o Diálogos para Cidadania, projeto em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e o apoio do Centro de Profissionalização de Adolescentes - CPA Pe. Bello, de São Mateus, e CRAS Cidade Líder, o Observatório Itaquera, atividade de meio ambiente para grupos agendados e o programa Juventudes, curso de iniciação teatral, com início em abril.

Conheça o Juventudes

Programa voltado para jovens entre 13 e 24 anos, trabalha temas ligados à cultura, empreendedorismo e diversidade na Zona Leste de São Paulo para trazer luz à capacidade criativa e de engajamento social dos/as jovens da região. Além disso, é um espaço de integração, convívio coletivo e troca de experiências.

 

o que: Curso Teatro: Experimentos Criativos,
com o Coletivo Pequeno Teatro de Torneado
quando:

INSCRIÇÕES - de 9 a 31 de março, de quarta a domingo das 9h às 17h
AULAS: - de 6 de abril a 29 de junho

onde:

Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Tel: 11 2523 9200

valor:

Grátis.