Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Contatos: os atletas, a torcida e o artista

Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, as unidades do Sesc em São Paulo proporcionam ao público a possibilidade de conhecer e praticar cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024. E com o Sesc São Caetano não foi diferente!

Dentre as mais diversas atividades e modalidades olímpicas oferecidas pela programação da unidade, o evento de abertura do Sesc Verão no Parque Espaço Verde Chico Mendes, na Carreta Move contou com boxe, luta olímpica e caratê – a ser integrado a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio, 2020. Tais modalidades inspiraram o designer gráfico, autor, e ilustrador Sergio Merli a criar um painel que forma a ambientação no Sesc São Caetano.

Nas ilustrações registradas nas paredes na área de convivência da unidade, o artista mescla seus desenhos inicialmente feitos a mão e posteriormente digitalizados, com frases de efeito. 

O pugilista Sugar Ray Robinson, certa vez disse: “Para ser um campeão você tem que acreditar em si mesmo quando ninguém mais acredita”.

“Essa frase tem tudo a ver com o boxe e também com a vida que é uma luta cheia de dificuldades e histórias de superação”, conta o autor.

Batizada de “Contatos: os atletas, a torcida, e o artista”, a intervenção busca mostrar a importância da prática esportiva, em especial as artes marciais, na cultura e formação do cidadão. Mesmo com a fonte de inspiração em sua frente, assume ter sido um prazeroso desafio.

“Captar com meus desenhos, as apresentações de caratê, boxe e luta olímpica durante a abertura do Sesc Verão foi mais um desafio do que uma inspiração. Foi uma “luta” desigual porque os atletas se movimentavam muito mais rápido do que eu conseguia desenhá-los (risos).”

Aluno do Sesc São Caetano há cinco anos, Sergio elogia a programação cultural da instituição, e exalta sua importância.

“Em um país tão carente de serviços públicos de qualidade, vejo o Sesc como uma ilha de excelência na oferta de atividades recreativas, culturais e esportivas.”

Merli é designer, ilustrador e autor de livros infantis publicados pela Melhoramentos, publicou a trilogia de livros sem texto sobre consumo e meio ambiente composta pelos títulos “O Camelo, o Burro e a Água”, “O Gato, o Porco e a Porcaria” e o “Pinguim de Geladeira, a Preguiça e a Energia”. Participa regularmente de eventos literários falando sobre literatura, ilustração e meio ambiente sempre ilustrando em um flip chart, as histórias que conta durante suas apresentações. Regularmente escreve em seu blog sobre literatura e ilustração. No Sesc São Caetano é o segundo trabalho. Em 2012 ele desenhou os artistas e o público ao vivo, nos dias da apresentação do projeto “Traços do Blues”.

Para o artista, há uma grande diversidade no gênero e público de seus trabalhos, mas deixa claro o seu foco:

“O que me proporciona maior prazer é criar livros para crianças”

Faça-nos uma visita e mande um postal com uma das ilustrações para quem você gosta. O envio é por nossa conta!

A ambientação ‘Contatos: os atletas, a torcida, e o artista’ está aberta para visitação até o dia 31 de março na área de convivência do Sesc São Caetano, Rua Piauí 554. De segunda a sexta das 9h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 17h30, grátis para todos os públicos. 

Fotos relacionadas