Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

José Roberto Ramos

SESC JUNDIAÍ - MUITO PRAZER!


por José Roberto Ramos


Pesquisas, estudos, projeto, arquitetura, vidro, cerâmica, concreto, jardim, integração, transparência, tradição, o rio, a praia do rio, água da chuva, energia do sol, automação, sustentabilidade, ventilação cruzada, terra, vista da serra, a lua azul, braços abertos para a cidade, o verde, as pessoas chegando pra trabalhar, as pessoas chegando pra brincar, sonho realizado, integração, credencial plena, prazer, alma, acolhimento, ...

Bem-vindo ao Sesc Jundiaí! Bem-vindos todos que ao longo dos longos anos de construção passavam em frente à obra e imaginavam o que poderia ser aquele prédio magnífico, privilegiado pelos jardins do entorno, pela transparência da sua fachada em vidro, pelo cilindro central, imponente e instigante e pela calçada larga, que convida ao passeio. Muitas dessas pessoas hoje compõem o quadro de pessoal que se prepara com dedicação para oferecer ao público em geral a oportunidade de conhecer e usufruir das instalações desse prédio.
Bem-vindo você que trabalha no comércio, serviços e turismo e que, juntamente com seus familiares, terá prioridade no acesso aos serviços e atividades. Bem-vindo você que não trabalha no comércio, mas que também é nosso convidado. Bem-vindo se você tem de 0 a 6 anos, mas venha também se você já passou dos 60. Para os que se encontram no meio dessas duas faixas etárias, muitas surpresas os aguardam.

Damos as boas vindas todos nós que estamos trabalhando dentro e fora deste prédio para recebê-los com a alegria, o carinho, o respeito e o cuidado que merecem. O coletivo está presente em todo o processo de chegada do Sesc em Jundiaí. A conquista do local que abriga a unidade, uma vitória do município e do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, a inspiração das arquitetas, a qualidade das equipes do Sesc em planejar uma estrutura que possa abrigar diferentes atividades, o trabalho duro dos operários de sol a sol e de chuva a chuva, os parceiros do processo construtivo, as pessoas, as sugestões, as dúvidas, os funcionários chegando transferidos de outras cidades, os jundiaienses sendo admitidos nos processos seletivos, os móveis sendo instalados, as máquinas, os contatos com as empresas, a expectativa pela inauguração, o querer ver dentro, o olhar de dentro pra fora imaginando as pessoas chegando, ocupando os espaços, encantando-se assim como cada um de nós se encantou ao entrar pela primeira vez... a emoção de fazer parte desse momento... e a partir daí, todos trabalhamos para que tudo esteja preparado para o dia 18 de abril, quando as portas se abrem e o sopro de vida será dado.

Conhecer a cidade de Jundiaí durante este processo também tem sido um grande prazer. A primeira impressão é que suas histórias, seus moradores, sua origem e tradição se misturam à capacidade de acolher o novo, o moderno e o “de fora”, sem perder sua personalidade de cidade do interior em alguns momentos, mas consolidando-se como uma das mais importantes cidades no desenvolvimento econômico e social do país.

Esperamos assim, no conjunto de nossas ações, colaborar para que este cenário de acolhimento ao novo seja cada vez mais valorizado, colaborando com a vocação da cidade. Os protagonistas desse processo, citados neste texto, sugerem que, assim como a cidade acolhe personagens de diferentes origens, o Sesc também assim o será, com as portas abertas para todos.
O coletivo que lhe dá boas vindas também está presente neste texto, que desenvolvi com a inspiração e colaboração da equipe do Sesc Jundiaí.
 

José Roberto Ramos, formado em educação física, é gerente do Sesc Jundiaí.