Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Além-túmulo



Além de um espaço para enterros e homenagens a parentes queridos, dois cemitérios de São Paulo são conhecidos por abrigarem obras de arte em seu interior, o que os tornou pontos turísticos da cidade. No Cemitério da Consolação, na zona oeste, é possível encontrar esculturas de Victor Brecheret e edificações do arquiteto Ramos de Azevedo, além do mausoléu da família Matarazzo, que contém obras em bronze do italiano Luigi Brizzolara. Também na zona oeste da capital, o Cemitério do Araçá guarda outros exemplos de arte tumular, com muitas obras de arte e curiosidades que retratam a história da cidade.

Consolação
O Cemitério da Consolação, fundado em 1858, é a mais antiga necrópole em funcionamento na capital paulista e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular. Foi inaugurado com o objetivo de garantir a salubridade e evitar epidemias, substituindo o hábito de sepultar os mortos no interior das igrejas. Atualmente, é um dos 22 cemitérios públicos administrados pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo. Abriga sepulturas de personagens da história paulistana como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e Mario de Andrade, além do imponente mausoléu da família Matarazzo, maior da América do Sul e cuja altura equivale a um prédio de três andares.

Araçá
O Cemitério do Araçá foi construído em 1887 e é o terceiro mais antigo da cidade, atrás apenas dos cemitérios da Consolação e da Quarta Parada. Nos primeiros anos, foi destinado à burguesia emergente de imigrantes italianos, armênios e japoneses, pois já faltava espaço no da Consolação. Com uma área de mais de 220 mil m², abriga os túmulos de grandes personalidades, como o jornalista e empresário Assis Chateaubriand, os poetas Haroldo de Campos e José Mauro de Vasconcelos e o pianista Pedro “Pedrinho” Mattar, além dos atores Laerte Mattar, Nair Bello e Cacilda Becker.

Arte tumular
O roteiro Arte Tumular, no cemitério da Consolação, convida o público a conhecer a história do lugar e as obras de arte. O espaço reúne cerca de 300 esculturas e trabalhos de artistas renomados, como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo, além do italiano Luigi Brizzolara. No cemitério do Araçá, a arte tumular é fortemente influenciada pelo cristianismo. Há túmulos ornados por esculturas de Rafael Galvez, de Enrico Bianchi e a réplica da Musa Impassível, escultura de Victor Brecheret. A escultura original foi feita em Paris para a lápide da poetisa brasileira Francisca Júlia, foi restaurada e agora integra exposição na Pinacoteca.

Cemitério da Consolação
Rua da Consolação, 1660 – Consolação¿Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h ¿(visitas monitoradas: terças e sextas, às 9h ou 14h, com duração de 1h30).
Entrada gratuita

Cemitério do Araçá
Avenida Doutor Arnaldo, 666 – Sumaré¿Horário: segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada gratuita