Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para pensar cinema

Cursos e debates para quem quer pensar cinema. Em janeiro, na programação do Roteiro Cinesesc
 

Cinema não se faz só com câmera. Existem diversos outros elementos na confecção de um filme, e existem ainda aqueles que lutam para que os filmes sejam eternos.

Críticos, cinéfilos e cineclubistas, por exemplo, tem um papel importantíssimo tanto na difusão de um filme quanto na sua permanência no imaginário do espectador. Esse papel estende-se também para a docência, em suas diversas frentes (universidade, cursos e escolas livres).

Um professor, um crítico,  um cineclubista ou um cinéfilo, podem, de maneiras diversas, incentivar as pessoas a ver o filme de uma forma mais rica. Eles podem educar o olhar dos alunos, leitores, frequentadores ou amigos.

Uma única pessoa pode realizar essas quatro funções. E ela deve saber separar as instâncias e pensar, acima de tudo, no prolongamento da obra de arte no coração das pessoas. Se for bem sucedida, é de imensa importância.

O crítico e programador Henri Langlois, fundador da Cinemateca Francesa (e obviamente um cinéfilo de primeira), deu a fórmula definitiva: "como crítico, não abro mão de minha subjetividade, e como programador, não abro mão de filme algum".

Entre esses quatro, o crítico é certamente o mais incompreendido (ou uma pessoa quando está na função de crítica). Porque seu trabalho é pressionar o artista para que este faça a melhor arte possível, assim como este, ao fazer grande arte, pressiona o crítico a exercer nobremente sua função.

Nesse processo, a pressão pode ser entendida, equivocadamente, como algo destrutivo, quando é justamente o contrário. É por isso que, como dizia Jean Douchet, o crítico é tão incompreendido quanto o artista.

(texto: Sérgio Alpendre)

    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Veja, abaixo, a programação das atividades formativas e clique nos títulos para mais informações:

CINEFILIA E CINECLUBISMO

CINE DEBATE

A NOUVELLE VAGUE FRANCESA

BLAXPLOITATION E O CINEMA NEGRO

DOCUMENTÁRIO, MEMÓRIA E LITERATURA

CINEMA INDEPENDENTE BRASILEIRO EM 2014: IMPASSES E CAMINHOS

*    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Roteiro Cinesesc:

Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.