Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma década num clássico

Cena de ET - O Extraterrestre (1982)
Cena de ET - O Extraterrestre (1982)

Programação especial do Roteiro Cinesesc leva às unidades, em janeiro, alguns dos principais clássicos do cinema
 

O que é um clássico? Até hoje historiadores e críticos de arte apresentam suas versões. Por isso o debate ainda está aberto. Mas podemos pensar em alguns argumentos que se repetem ao longo dos anos.

De modo geral, clássico é o que se ensina em classe. De modo um pouco mais aprofundado, podemos dizer que clássica é a obra de arte que, uma vez moderna em sua essência, serve de modelo para obras futuras.

Sob esse aspecto, é possível dizer que Pulp Fiction, passados vinte anos de seu lançamento, tornou-se um clássico, pelo que foi imitado por cineastas dos mais diversos, e pelos caminhos que iluminou para gerações futuras.

Uma condição fundamental para um filme ser clássico, então, é ter resistido a uma mudança de geração. Se o filme continua especial aos olhos dos espectadores das gerações seguintes àquela de quando foi realizado, é porque trata-se de um clássico.

O que define o clássico não é sua localização no tempo, mas sua resistência ao tempo. Não é seu desempenho nas bilheterias, mas o quanto continua transformando seus espectadores. Não é, por fim, sua comunicação com as plateias de um período específico, mas sua comunicação com plateias de qualquer época.

Na programação especial Uma década num clássico, teremos filmes de 1925 a 1994 que, de algum modo, permanecem encantando plateias das mais diversas ao longo dos anos.



De E o Vento Levou (1939) a ET – O Extraterrestre (1982), ambos hollywoodianos, passando pelo sueco O Sétimo Selo (1956, cena na imagem acima), pelos italianos Rocco e Seus Irmãos (1960), A Doce Vida (1960), A Noite (1961) e Mamma Roma (1962), entre outros clássicos da América e da Europa, teremos um banquete de filmes que desafiaram o tempo e continuam, ainda hoje, fascinantes.

(texto: Sérgio Alpendre)

    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Veja, abaixo, os filmes que compõem a programação Uma década num clássico. Clique no título para ler as sinopses e saber datas, horários e locais de exibição:

O Encouraçado Potemkin

A Malvada

Juventude Transviada

O Sétimo Selo

Rocco e Seus Irmãos

Bonequinha de Luxo

A Noite

Laranja Mecânica

E o Vento Levou

Mamma Roma

Morangos Silvestres

A Doce Vida

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? 

O Exorcista

O Iluminado

E.T. - O Extraterrestre

Pulp Fiction

    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Roteiro Cinesesc:

Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.