Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esportes Sobre Rodas

Serão disponibilizados patins, skates e equipamentos de segurança, para o público de todas as idades
Serão disponibilizados patins, skates e equipamentos de segurança, para o público de todas as idades

Programação de esportes sobre rodas no Sesc Campo Limpo oferece equipamentos e orientação para pessoas de todas as idades vivenciarem a prática de patins e skate.

Criar uma rotina de prática de atividade física pode parecer difícil, mas quando você encontra uma modalidade que, além do exercício, ofereça momentos de diversão... aí tudo fica mais fácil. Seja para brincar, para aventurar-se ou locomover-se, os esportes sobre rodas são uma ótima alternativa. No Sesc Campo Limpo a programação do Sesc Verão 2015 começou com vivências de bicicletas, mas agora chegou a vez do patins e do skate.

Para experimentar as modalidades não precisa se preocupar com equipamentos. A unidade disponibiliza patins in-line, skates e equipamentos de segurança para o público de todas as idades. Quem quiser aprender, ou quem já sabe o básico, poderá vivenciar os esportes por meio de desafios motores como obstáculos, circuitos e vivências lúdicas.

Patinar movimenta o corpo todo, trazendo benefícios semelhantes aos de uma corrida, mas com a vantagem de ter menos impacto com o solo. Contribui com a melhora da postura, da concentração, do condicionamento físico, do fortalecimento muscular, da coordenação motora, do equilíbrio e da consciência corporal. Andar de skate também possui estas características, mas os exercícios ficam mais concentrados nos membros inferiores: panturrilhas, quadríceps e abdômen, fortalecendo as articulações e dando estabilidade aos ligamentos dos tornozelos e dos joelhos.

Quem quiser sentir a brisa no rosto em um parque durante um dia de sol utilizará o patins in-line, que possui quatro rodas alinhadas com freio na parte de trás. Este modelo é mais adequado para ruas e pistas, que se caracterizam pela velocidade, sendo ideal para a prática do esporte com momentos recreativos. Já a patinação artística exige manobras coreográficas, para competição, e por isso é praticada em ginásios com piso adequado e com patins de rodas paralelas: duas na frente, duas atrás e o freio na frente.

No Sesc Campo Limpo as vivências acontecem com patins in-line - que são melhores para o aprendizado inicial e recreação - mas também haverá apresentações artísticas, como as realizadas pela atleta de patinação artística Vivian Moreira, mostrando ao público as possibilidades de saltos e manobras com patins. Com 19 anos, Vivian já representou o Brasil em campeonatos em Taiwan, na Alemanha e em Portugal, conquistando vitórias que a colocaram entre as 10 melhores patinadoras do mundo.



 

O skate pode ser praticado nas modalidades Freestyle, estilo livre no qual o praticante pode realizar manobras no nível do chão, Street, prática de rua na qual pode-se realizar manobras utilizando a arquitetura da cidade como escadas e corrimões, Vertical, modalidade com manobras em rampas e bowls, ou Downhill, prática com skates maiores (conhecidos como Longboards) feitos para descer ladeiras. A programação terá experimentação do estilo livre, com pequenas manobras para iniciantes na prática e orientações para quem nunca subiu em uma prancha de skate.


As vivências são um convite para conhecer as modalidades e experimentá-las em seu ritmo. Com orientação adequada e cuidados de segurança, qualquer um pode deslizar sobre rodas.

Quem sabe estes esportes não cabem na sua rotina? 

o que: Esportes Sobre Rodas
quando:

Sobre Patins - 31/1 a 8/2 - Vivenciando o Skate - 7/2 a 1/3 - Terça a sexta, das 14h às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 20h, segunda 16/2, das 14h às 20h.

onde:

Sesc Campo Limpo | Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120

ingressos:

Grátis.