Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema para a família

Cena de O Menino e o Mundo, de Alê Abreu
Cena de O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

Cinesábado, O Estranho Cinema de Tim Burton e Férias Fora do Sofá: Roteiro Cinesesc tem programação para toda a família
 

É possível existir grande arte para um público amplo? Claro que sim. Do mesmo modo, é possível que um mesmo filme possa entreter e provocar reflexão, sem que haja exclusão de alguém por causa de idade.

A família inteira pode acompanhar certos filmes com imenso prazer, divertindo-se e adquirindo conhecimento ao mesmo tempo.

O que nos leva a uma outra discussão, já antiga, sobre cinema ser arte ou entretenimento. Há quem defenda seu ponto de vista com devoção, e permanece irredutível diante do ponto de vista contrário.

Mas por que não pode ser os dois? A própria noção de entretenimento varia de espectador para espectador. Há quem se entretenha com um filme russo de ritmo agonizante e drama denso, há quem se divirta com um filme de ação com montagem ultra dinâmica.

O fato é que existem filmes que contemplam todo o tipo de público, agradando pais, mães, tias, avós, filhos e até o cachorro de estimação.

Esse tipo de filme costuma ser indicado para toda a família, e muitos deles fazem parte da linhagem mais nobre do cinema, permanecendo amados por mais de uma geração.

Filmes como Fantasia (1940), dos estúdios Walt Disney, ou Meu Amigo Totoro (1988), do mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki, ou ainda Sombras da Noite (2012), de Tim Burton, são exemplos perfeitos de diversão com qualidade para toda a família.
Ou seja, exemplos perfeitos de que o cinema pode ser arte e entretenimento ao mesmo tempo.

(texto: Sérgio Alpendre)

    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Veja, abaixo, os filmes que compõem a programação dos projetos Cinesábado, O Estranho Cinema de Tim Burton e Férias Fora do Sofá (Em Cima da Piscina). Clique no título para ler as sinopses e saber datas, horários e locais de exibição:
 

CINESÁBADO – ANIMAÇÕES INFANTIS
Filmes clássicos e contemporâneos agrupados por temas, com o intuito de aproximar as produções cinematográficas e os diferentes públicos. No mês de janeiro, o foco são as animações produzidas para crianças.

Fantasia

O Segredo de Eleonor

Zarafa 

Meu Amigo Totoro

O Menino e o Mundo 


O ESTRANHO CINEMA DE TIM BURTON
O mundo colorido, sombrio, melancólico e cômico de Tim Burton.

As Grandes Aventuras de Pee-Wee

Sombras da Noite

Frankenweenie


FÉRIAS FORA DO SOFÁ (EM CIMA DA PISCINA)
Uma cartela de filmes para tirar o espectador do sofá dividida em três eixos temáticos: clássicos dos anos 80 para serem assistidos com as crianças; road movies para antes de cair na estrada; e títulos que exploram lugares inusitados, para os que ficaram na cidade experimentarem aterrissar em outro mundo.

Os Goonies

Os Fantasmas se Divertem

Uma Cilada para Roger Rabbit

Pequena Miss Sunshine

Colegas

As Aventuras de Tintin 

Caminhando com os Dinossauros

Zambézia 

Ponte para Terabítia


    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *    *   

Roteiro Cinesesc:

Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.