Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV estreia shows do “Festival Istambul Agora”

O SescTV exibe, a partir do dia 14 de janeiro, cinco shows gravados na segunda edição do Festival Istambul Agora, com artistas de diversos estilos - do tradicional ao moderno - da música da Turquia. Gravados no Sesc Pompeia, vão ao ar em janeiro e fevereiro, sempre às quartas-feiras, às 22h.

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Istambul Agora tem como objetivo criar uma conexão entre as manifestações culturais da Turquia, possibilitando o intercâmbio dessa cultura com a capital paulista. O evento, que aconteceu em 2013, reuniu nomes relevantes do cenário artístico do país na música, nas artes visuais, nas artes cênicas e no cinema, e aconteceu nas unidades do Sesc Pompeia, Araraquara e no CineSesc.

O primeiro show a ser exibido pelo canal apresenta a jovem cantora e compositora Karsu Dönmez, nascida em Amsterdam e filha de pais turcos. Pianista clássica, ela ouvia mestres como Chopin e Beethoven, mas se apaixonou pelo jazz ao tocar em Nova Iorque. “Mais tarde passei a me interessar pelas minhas próprias raízes e comecei a tocar música turca”, relembra Karsu, que também aprecia a bossa nova.

No dia 21/01, quarta, às 22h, estreia o show com o grupo Kudsi Erguner Ensemble, criado pelo flautista e especialista em música Sufi Otomana, Kudsi Erguner. “Eu formei o grupo nos anos 1980, com instrumentos tradicionais, como o ganun, ud, tanbur e kemane”, afirma Erguner.

O Kudsi Erguner Ensemble já passou pela Europa, Estados Unidos, Japão e Índia, tocando composições criadas pelos sultões e professores de música dos sultões. O flautista relata que a banda começou com cinco ou seis integrantes e, atualmente, são aproximadamente 40, que participam de diversos projetos.

Em fevereiro, o canal exibe ainda mais duas atrações do festival: Mercan Dede Secret Tribe, nos dia 04, e os DJ Baris K, Ayyuka  e DJ Thomash, no dia 11.

 

Festival Istambul Agora

Karsu Dönmez
Estreia: 14/01, quarta, às 22h

Kudsi Erguner Ensemble
Estreia: 21/01, quarta, às 22h

Wonderland
Estreia: 28/01, quarta, às 22h

Mercan Dede Secret Tribe
Estreia: 04/02, quarta, às 22h

DJ Baris K + Ayyuka + DJ Thomash
Estreia: 07/02, quarta, às 22h